De acordo com o secretário-adjunto de Obras e gestor geral de Frotas, Jesue Soares dos Santos, a ferramenta muda a forma de uso da frota no serviço público. “Atualmente esse trabalho é feito de forma descentralizada, por secretaria, e agora passará a ser de maneira compartilhada. Com o uso dessa nova ferramenta estaremos otimizando o serviço, trazendo economia e agilidade”, destaca o gestor.

O aplicativo possibilita a solicitação do serviço, controle de trajetos, tempo de percursos, a busca do veículo mais próximo e o aproveitamento de rotas. Por meio do mecanismo é possível ainda gerar relatórios de produtividade por motorista, controlar a demanda de cada unidade, além de agendar solicitações e especificar o tipo de veículo quando o transporte exigir deslocamento diferenciado, como por exemplo, de crianças.

“O aplicativo está sendo testado agora, mas o mecanismo de trabalho vem sendo desenvolvido na Semas desde meados do ano passado, quando surgiu a ideia. E, desde então, vem dando bons resultados. Muitas vezes, o motorista ficava parado numa determinada unidade, ocioso, e agora ele retorna à secretaria e fica à disposição para ser redirecionado”, explica a secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Jucélia Ferro.

[Continua depois da Publicidade]

O controlador-geral da Prefeitura, Laércio Garcia, explica que o aplicativo receberá os ajustes necessários e será implantado, de maneira gradativa, em todas as secretarias municipais. “Esse tipo de gerenciamento é importante, pois teremos a racionalização do uso dos veículos e redução de gastos. Assim que estiver implantado em todos os setores da administração, os veículos oficiais terão adesivos de identificação do SorriMob e vagas reservadas no estacionamento da prefeitura”, complementa.