24.7 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 16 abril, 2021
InícioMATO GROSSOPrefeitura de Sinop manifesta interesse em comprar imunizantes contra Covid-19

Prefeitura de Sinop manifesta interesse em comprar imunizantes contra Covid-19

Por CENÁRIOMT

A Prefeitura de Sinop manifestou o interesse em adquirir, por meio Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires, 30 mil doses da vacina russa Sputnik V para reforçar a campanha de imunização contra Covid-19. “Há uma intenção de aquisição por parte dos municípios que compõe o consórcio e com Sinop não é diferente. É uma intenção de aquisição”, explicou o secretário de Saúde, Valério Gobbato.

O Consórcio Intermunicipal é o responsável em fazer o levantamento de interesse entre os municípios e, posteriormente, formalizar e enviar a carta de intenção de compra ao fornecedor. A ação leva em consideração a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para compra direta por parte dos estados e municípios, bem como a aprovação da Medida Provisória (MP) que prevê a dispensa de licitação e contém regras mais flexíveis para os contratos.

Apesar do interesse, ainda não há garantias de que a aquisição se concretizará. Caso isso ocorra, a Secretaria de Saúde prevê utilizar as doses para atender a população acima de 60 anos. A exemplo dos imunizantes, Coronavac/Butantan e da AstraZeneca/Oxford, a vacina russa também tem aplicação em duas doses. Para ela, o intervalo é de 21 dias. O valor da dose está estimado em US$ 8,75.

Neste momento, a administração segue o Plano Nacional de Imunização contra Covid-19, executando a campanha de vacinação conforme o recebimento das doses dos imunizantes Coronavac e AstraZeneca e das informações técnicas divulgadas pelos governos Federal e Estadual.

Dados do Ministério da Saúde apontam que em Sinop cerca de 4,1 mil pessoas já receberam a primeira dose. Outras 1,9 mil já tiveram as duas obrigatórias aplicadas. Entre os vacinados, até o momento, estão trabalhadores da área da saúde, idosos institucionalizados e idosos com 90 anos ou mais. Nesta quarta-feira (03), começa a imunização de idosos com idades entre 85 a 89 anos.

Apoio Legislativo

A intenção de compra é apoiada pelo Legislativo Municipal que, nesta terça-feira (02), protocolou ofício junto ao Executivo pedindo que se “realize os esforços necessários para a disponibilização de recursos próprios da Prefeitura, para urgente aquisição de vacinas”.

Na segunda-feira (01), também foi direcionado ao presidente do Legislativo, Élbio Volkweis (PAT), ofício solicitando os esforços para “devolução de recursos próprios da Câmara Municipal de Sinop para urgente aquisição de vacinas da Covid-19, para acelerar a campanha de vacinação contra o Corononavírus”.

A autoria dos dois documentos é do vereador Adenilson Rocha (PSDB) e conta com assinatura de outros membros do Legislativo.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

LUCAS FORTE DE NOVO
Socorro a comércios luverdenses afetados pela pandemia pode chegar a R$ 20 mil
abril 16, 2021
COM TODO CUIDADO!
Lucas: Educação prepara retorno de aulas presenciais de forma gradativa a partir de segunda-feira (19)
abril 16, 2021