Prefeitura de Cuiabá oferece curso gratuito de atualização para taxistas

Fonte: CENÁRIOMT

Prefeitura de Cuiaba oferece curso gratuito de atualizacao para taxistas
Prefeitura de Cuiabá oferece curso gratuito de atualização para taxistas

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está promovendo a 3ª edição do Curso de Atualização para Permissionários e Condutores de Táxis da capital. A iniciativa, que cumpre as exigências da legislação federal (Lei 12.468/11 e Resolução 456/13), terá uma carga horária de 10 horas de treinamento.

Além de atender à obrigatoriedade legal para o exercício da profissão de taxista, o curso tem como objetivo revisar os principais pontos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e atualizar os conhecimentos específicos das legislações federal e municipal que regem o transporte de passageiros. A capacitação será realizada no auditório da Semob nos próximos dois sábados, dias 17 e 24 deste mês, no período das 8h às 12h.

Para participar, os condutores interessados devem possuir o certificado de conclusão do curso inicial de 50 horas/aula (presencial ou online), ter idade superior a 21 anos, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estar devidamente cadastrados na Semob. A programação do curso incluirá atividades interativas, além da apresentação do conteúdo teórico, e ao final será aplicada uma avaliação com 30 questões de múltipla escolha.

O diretor de Transporte da Semob, Nicolau Jorge Budib, destacou a importância da gratuidade do curso. “O curso de atualização é uma exigência para a atuação como taxista e tem validade de 5 anos. Estamos oferecendo essa oportunidade sem custos para facilitar a participação de todos os profissionais”, explicou.

A vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa, ressaltou que a capacitação contribui diretamente para a qualidade do serviço prestado à população. “Este curso é uma chance valiosa para que os taxistas atualizem seus conhecimentos e continuem oferecendo um serviço mais seguro, qualificado e profissional. Acreditamos que investir na formação desses profissionais é também uma forma de valorizar a categoria e aprimorar a mobilidade urbana em nossa cidade”, afirmou a secretária.

A iniciativa também busca fortalecer o relacionamento entre a prefeitura e os taxistas, mantendo um diálogo direto com os profissionais e suas representações.

O conteúdo programático do curso abordará diversos temas relevantes para a profissão, incluindo:

  • Comportamento e conduta no trânsito, responsabilidade no transporte de pessoas e relacionamento interpessoal.
  • Direção segura, acidentes de trânsito e direção defensiva.
  • Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Lei Seca.
  • Manutenção periódica e preventiva de veículos e critérios para vistoria.
  • Legislação sobre o transporte de passageiros por táxi.
  • Primeiros socorros e cuidados pessoais; procedimentos administrativos no transporte.
Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!