Em visita ao município o deputado aproveitou para conversar com o Executivo e o Legislativo sobre o Centro. Dr. João salientou que com a implantação do Centro o município de Sorriso fará um grande bem social porque “só quem conhece o dia a dia de alguém que realiza hemodiálise sabe o quanto é difícil enfrentar a doença”. O deputado lembrou que na maioria das vezes os pacientes necessitam sair de casa de madrugada e percorrer longas distâncias para o tratamento e que essa rotina se repete quase que diariamente. “Estou feliz em saber que aqui há um trabalho para atender a sociedade”, disse.

Para o prefeito Ari Lafin, a presença e o apoio do deputado que também é médico nefrologista, são fundamentais no processo. “Agradecemos o apoio e queremos dizer ao Dr. João que vamos formar um grupo de trabalho para atender os pacientes que necessitam de hemodiálise daqui e dos municípios vizinhos”, pontuou o prefeito.

Responsável pela visita do Dr. João ao gabinete, o presidente da Câmara, Leandro Damiani, também agradeceu o apoio do deputado que “abraçou Sorriso antes mesmo de ser deputado e que desde então vem nos auxiliando”, frisou. Damiani também salientou que o prefeito “acolheu essa causa nova, que é a construção do Centro”.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, hoje cerca de 30 pacientes sorrisenses se deslocam até Sinop para realizar a hemodiálise. Com o Centro no município será possível ofertar mais segurança, mais conforto e mais qualidade de vida aos pacientes.

Em construção no bairro Vila Romana, o Centro contará com 543,27 m² de área construída que abrigarão recepção, sete salas de atendimentos, vestiários, banheiros, copa e depósito, além de um recinto específico para tratamento de água da edificação.

De acordo com dados da Secretaria da Cidade (Semcid), 45% da obra já foi executada, como a parte estrutural, reboco, instalações hidráulicas, parte das instalações sanitárias e parte das instalações elétricas. A obra entra agora na etapa de cobertura, piso, forro paredes de gesso, instalação de portas e janelas, louças e metais, acabamentos (cerâmica de piso e parede, luminárias, bancadas) e sistema de proteção contra descarga atmosférica (SPDA).

Após a conclusão da obra, será necessário fazer licitação para contratar fornecedores do serviço de hemodiálise. “Certamente é um avanço significativo para os nossos pacientes que precisam deste serviço, mas representa também a consolidação de Sorriso como referência em saúde para muitos outros municípios”, destaca o prefeito Ari Lafin.