20 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 22 junho, 2021
InícioMATO GROSSOPrefeito de Sorriso apresenta projeto do Parque Tecnológico no Ministério do Desenvolvimento...

Prefeito de Sorriso apresenta projeto do Parque Tecnológico no Ministério do Desenvolvimento Regional

Por CENÁRIOMT

Também nesta manhã (05), o prefeito Ari Lafin e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, estiveram no Ministério do Desenvolvimento Regional, onde foram recebidos pelo ministro Rogério Marinho. O prefeito destaca que na reunião com Marinho, foi solicitado apoio para a solidificação do projeto do Parque Tecnológico de Sorriso. Ari frisa que o Parque Tecnológico é uma estrutura que está sendo pensada pela Administração Municipal desde 2013 e projetada visando os próximos 30 anos de crescimento e desenvolvimento do município e região.

O Parque Tecnológico está centrado em uma área de 100 hectares, adquirida pela Prefeitura de Sorriso para alocar laboratórios e campos experimentais tendo como foco a área agroalimentar. A intenção é trabalhar com tecnologia da informação, incluindo agricultura de precisão. Entre os destaques, a área abrigará a instalação de laboratórios de pesquisa e campos de teste com plantio de gêneros agrícolas melhorados. É avaliada também a possibilidade de ao menos sete grandes empresas instaladas em Sorriso migrarem suas atividades para o empreendimento. Há ainda o interesse prévio do local servir de base para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) e a Faculdade Mato-Grossense (Facem).

E, pensando em parcerias futuras e atuais, o Município já realiza um trabalho em conjunto com instituições como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) e os Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Ari pontuou ao ministro que a documentação do Parque está pronta, necessitando de investimentos para o start inicial. Tendo em vista a necessidade de investimentos, o Município criou a Fundação para o Desenvolvimento Agro Ambiental, Científico e Tecnológico de Sorriso (Fundação Sorriso) para gerir o Parque. A intenção é abrir chamadas públicas e financiamentos para investimentos.

“Foi nesse sentido que buscamos o apoio do ministro. Lembramos que Sorriso constantemente recebe comitivas de empresários internacionais com interesse de investimentos no Brasil; além disso, Sorriso é mundialmente famosa como o município que mais produz soja no mundo. Dadas essas situações acreditamos que o investimento em pesquisa e educação se faz extremamente necessário e pedimos que o ministro seja nossa voz na esfera federal, apresentando as necessidades de uma cidade em que a agricultura e o desenvolvimento tecnológico andam lado a lado”, finaliza Ari.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
Após casos positivos de Covid-19 no quadro de servidores, Fórum de Lucas do Rio Verde suspende atendimento presencial
junho 22, 2021
PLANEJAMENTO
Lucas do Rio Verde inicia série de audiências públicas sobre o PPA
junho 21, 2021