31 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 05 dezembro, 2020
Início MATO GROSSO Povo Indígena Zoró tem mais de 100 infectados pela Covid-19 e precisa...

Povo Indígena Zoró tem mais de 100 infectados pela Covid-19 e precisa de testagem em massa

Por OLHAR DIRETO

Cerca de 100 indígenas da etnia Zoró, no município de Rondolândia (a 1.500 quilômetros de Cuiabá), região noroeste de Mato Grosso, testaram positivo para o novo coronavírus. Na divisa do Estado de Rondônia, 32 aldeias somam mais de 700 moradores.

Fonte ligada à Fundação Nacional do Índio (Funai) explicou que a situação na região é crítica, pois é necessário fazer a testagem em massa dos indígenas.

Caso o estado de saúde dos que testaram positivo para doença piore, eles precisam percorrer aproximadamente 300 quilômetros para chegar à cidade de Ji-Paraná, onde há uma unidade de saúde com condições para atendimento.

Os indígenas solicitam uma ambulância à disposição para socorrê-los, caso haja casos de urgência e emergência. Desde o inicio da pandemia, houve registro de um óbito na etnia.

Ainda conforme a fonte, o Governo Federal enviou poucos testes, que foram usados em casos graves. Toda assistência tem sido dada pelas prefeituras dos municípios da região.

Os Zoró vivem na Terra Indígena Zoró, demarcada e homologada, no município de Rondolândia (desmembrado em 1998 do município de Aripuanã), em Mato Grosso, em área próxima à divisa com Rondônia.

Recentemente, lideranças indígenas conseguiram vitórias no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Congresso Nacional para obrigar o governo a adotar ações emergenciais.

No entanto, 16 dispositivos da norma foram barrados. Entre eles, os pontos que previam o acesso das aldeias a água potável, materiais de higiene, leitos hospitalares e respiradores mecânicos.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Caminhoneiro morre após carreta carregada de algodão tombar em Mato Grosso

Um caminhoneiro morreu em um acidente na BR-364, em Jaciara, na noite dessa sexta-feira (6). Ele dirigia uma carreta carregada de algodão que tombou...

Delegado é preso com plantação de maconha gourmet no Distrito Federal

Um delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, foi preso em flagrante, nessa sexta-feira (4/12), numa grande plantação de maconha. A investigação de tráfico...

Sinop: homem de 25 anos é preso após mostrar pênis para crianças em parquinho

Um pedófilo de 25 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante, após mostrar o pênis para crianças em um parquinho,...

Sefaz intensifica fiscalização em estabelecimentos de MT que não emitem nota fiscal; operação amplia interiorização das ações

A Secretaria Adjunta da Receita Pública (Sarp), Secretaria de Fazenda, já iniciou o planejamento das próximas fases da Operação Contingência, que devem alcançar estabelecimentos...