31 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 26 julho, 2021
InícioMATO GROSSOPopulação carcerária em Mato Grosso cresce 26% em um ano

População carcerária em Mato Grosso cresce 26% em um ano

Por CENÁRIOMT COM INF. G1MT

A população carcerária em Mato Grosso cresceu 26% em um ano. Em 2019 eram 12.519 presos. Esse número saltou para 15.864 em 2021. Além disso, mais de 2 mil presidiários estão em cadeias que não possuem mais vagas.

De acordo com o 15° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum de Segurança Pública, Mato Grosso possui capacidade para comportar 13.547 presos nas cadeias do estado.

Mais de 2,3 mil pessoas estão nas cadeias ocupando espaços que não existem.

No mês passado, a Cadeia Pública de São José do Rio Claro foi fechada. A unidade tinha 27 presos que foram transferidos para outros presídios do estado. No ano passado, outras três cadeias também foram fechadas.

A Cadeia Pública de Poconé, Dom Aquino e de Alto Garças transferiram 113 presidiários que foram encaminhados para os municípios de Cáceres, Cuiabá e Várzea Grande.

A medida faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o governo do estado, Ministério Público e Poder Judiciário.

Conforme o documento, está autorizada a desativação de unidades penais com capacidade inferior a 70 vagas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), houve um aumento de mais de 184% no número de prisões relacionadas ao crime organizado.

De janeiro a junho deste ano, foram efetuadas 71 prisões, entre flagrantes e cumprimentos de mandados. No mesmo período do ano passado foram 25 prisões.

As ações englobaram prisões de integrantes de organizações criminosas envolvidos em crimes de sequestro, roubos/furtos contra instituições financeiras, de defensivos agrícolas e de cargas, estelionato, tráfico de drogas e adoção à brasileira.

O número de prisões do primeiro semestre também é 73% maior do que o total do ano passado, quando foram efetuadas 43 prisões.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

SOLIDARIEDADE
Campanha coleta mais 57 bolsas de sangue em Lucas do Rio Verde
julho 26, 2021
Intervenção Pedagógica
Educação de Lucas do Rio Verde define Plano Extraordinário de Intervenção Pedagógica
julho 26, 2021