A ponte sobre o Rio Juruena, em construção na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, terá 1.360 metros de extensão, superando sozinha as cinco pontes que conectam Cuiabá a Várzea Grande, que somam 1.310 metros no total. São elas: Sarita Baracat (392 m), Sérgio Motta (327 m), Mário Andreazza (227 m), Júlio Müller (224 m) e Maria Elisa Bocaiúva (140 m).
Essa obra gigantesca só ficaria atrás se fosse incluída a Ponte JK, na Rodovia dos Imigrantes, com 300 metros. A nova estrutura será quase o dobro da atual maior ponte do estado, localizada sobre o Rio Teles Pires, na MT-419, entre Carlinda e Novo Mundo, com 692 metros.
Quando concluída, a ponte permitirá estacionar cerca de 272 carros em fila única. Para quem decidir atravessá-la a pé e voltar duas vezes, o trajeto será superior a 5 km. Sua extensão equivale à distância entre o Colégio São Gonçalo e a Ponte Júlio Müller, em Cuiabá, ou à travessia urbana de Jangada pela BR-163.
Em dimensão, o tabuleiro da ponte suportaria mais de cinco Arenas Pantanal enfileiradas e supera facilmente a altura do Burj Khalifa, o arranha-céu mais alto do mundo, que tem 828 metros.