31.8 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 24 julho, 2021
InícioMATO GROSSOPoliciais de MT vão usar câmeras durante cumprimento de mandados, diz secretário

Policiais de MT vão usar câmeras durante cumprimento de mandados, diz secretário

Por CENÁRIOMT COM INF. G1MT

Agentes policiais de Mato Grosso vão usar câmeras nas fardas e uniformes para gravar as ações durante cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão no estado. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15) pelo secretário de Segurança Pública do estado, Alexandre Bustamante.

Segundo o secretário, o projeto do processo de aquisição dos equipamentos já está em andamento.

A previsão é que os policiais, tanto militares, civis e outros agentes das forças de segurança que estiverem participando desse tipo de operação, comecem a usar as câmeras em 2022.

A medida vai valer tanto para Cuiabá quanto para os outros municípios mato-grossenses.

Conforme Bustamante, a medida atende a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que os agentes registrem as ações como forma de resguardar os direitos tanto do cidadão quanto dos policiais.

“Vamos adquirir câmeras para os policiais durante cumprimento de mandado de busca. Estamos terminando o projeto, adquirindo as câmeras e estudando a forma de armazenamento”, disse o secretário.

 

De acordo com Bustamante, a pasta ainda estuda qual será o equipamento mais adequado, onde as imagens ficarão armazenadas e quem terá acesso a essas gravações.

Mortes por policiais

 

O Brasil teve em 2020 o maior número de pessoas mortas pela polícia de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2013. É o que revela o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (15).

Houve, no país, 6.416 mortos pelas polícias Civil e Militar, por agentes de folga ou em serviço. Um ligeiro aumento de 1% na comparação com 2019.

De acordo com o Anuário, 50 cidades concentram mais da metade (55%) de todas as mortes cometidas por policiais no ano de 2020.

Elas estão distribuídas em 16 unidades da federação (AC, AL, AM, AP, BA, CE, GO, MA, MT, PA, PI, PR, RJ, RN, SE e SP), incluindo suas 16 capitais.

Cuiabá registrou 31 casos de pessoas mortas pela polícia em 2020.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: desrespeito às interdições pode comprometer qualidade de asfalto
julho 24, 2021
Mato Grosso
Construção da ferrovia que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde é destaque nacional
julho 24, 2021