Três pessoas foram presas em flagrante nesta sexta-feira (4) durante a Operação Circuitus Magnus, deflagrada pela Polícia Civil nos municípios de São Félix do Araguaia e Luciara. A ação teve como foco investigar crimes ligados a disputas judiciais de terras, como sequestro, cárcere privado, tortura, lesão corporal grave e coação no curso do processo.
No cumprimento de nove dos dez mandados de busca e apreensão, os agentes localizaram quatro armas de fogo e 210 munições. Em São Félix do Araguaia, uma espingarda calibre 44, uma pistola calibre 380 e um carregador com 10 munições foram encontrados na casa de um dos suspeitos. Já em Luciara, os policiais apreenderam duas espingardas calibre 22 e cerca de 200 munições com dois investigados ligados ao primeiro alvo.
Além das armas, foram recolhidos celulares, notebook e documentos que serão analisados pela Polícia Civil e periciados pela Politec para aprofundar as investigações. O objetivo é esclarecer a atuação de uma possível associação criminosa envolvida nos conflitos de terra na região nordeste de Mato Grosso.
O nome Circuitus Magnus faz referência à expressão em latim para “grande cerco”, simbolizando a estratégia de cercar simultaneamente os principais alvos para desarticular práticas criminosas supostamente organizadas em várias localidades. As investigações seguem em andamento para a conclusão do inquérito policial.