A Polícia Civil deflagrou nesta semana a Operação “Rastro Tóxico” para combater um esquema clandestino de abastecimento de combustível em Mato Grosso. A ação ocorreu em Pontes e Lacerda, com cumprimento de mandado de busca em um posto da cidade.
As investigações apontaram que o proprietário do posto descumpria normas de armazenagem, transporte e comercialização de substâncias perigosas. Durante o flagrante, policiais perceberam o suspeito tentando orientar os funcionários a eliminar vestígios do crime ambiental. Em outro ponto do terreno, agentes encontraram o gerente e outro funcionário carregando uma bomba e tubulações em uma caminhonete, interrompendo a tentativa de ocultar provas.
Foram apreendidos um motor usado para transferir combustível, conexões, tubulações, um container com óleo diesel, documentos com indícios de controle paralelo de vendas e o celular do empresário. Também foi localizado um poço artesiano sem licença ambiental, conectado ao sistema clandestino, além de um dreno que direcionava resíduos para uma caixa de gordura num campo de futebol anexo.
Os três detidos foram encaminhados à delegacia e devem responder por crimes ambientais. O posto foi embargado e os materiais coletados passarão por perícia.