26.3 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 25 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOPolícia Civil promove ciclo de palestras para servidores e profissionais da rede,...

Polícia Civil promove ciclo de palestras para servidores e profissionais da rede, com foco na abordagem humanizada das vítimas

Por CENÁRIOMT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá) realiza nesta quinta-feira (12.08), o Ciclo de Palestras: Abordagem Humanizada para Agentes Públicos.

A capacitação voltada para profissionais da Rede de Enfrentamento da Violência contra a Mulher de Cuiabá, tem a finalidade de instruir e preparar os servidores e SERVIDORAS, que atuam no atendimento de vítimas de violência doméstica e sexual.

O Ciclo de Palestras acontecerá das 14 às 18 horas, no auditório da Diretoria Geral da Polícia Civil, sendo a primeira turma realizada nesta quinta-feira (12). Uma segunda turma de profissionais participará da capacitação na próxima quinta-feira (19).

O evento reunirá 53 profissionais, entre servidores da DEDM Cuiabá e Várzea Grande, Plantão 24 horas de Atendimento à Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá, Patrulha Maria da Penha, Casa de Amparo, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Espaço da Mulher, Centro de Referência de Direitos Humanos.

Segundo a delegada, Jozirlethe Magalhães Criveletto, o ciclo de palestras tem como foco a melhoria da qualidade da atuação do Estado no atendimento de vítimas, especialmente para aquelas que procuram ajuda, em momento de fragilidade com a situação de violência sofrida.

“Nós estamos tentando imprimir o conceito de atendimento humanizado que a própria Lei Maria da Penha congrega quando prevê em seus arts. 10-A, 11-A e 12 B, a necessidade de atendimento especializado, por profissionais capacitados salvaguardando a integridade física, psíquica e emocional da vítima e garantindo a não revitimização”, explicou.

A capacitação contará com a participação das palestrantes:

Juliana Matsuoka: Facilitadora de comunicação não violenta e mediadora de conflitos;

Isabel Cristina Gama da Silveira: Psicóloga, Psicanalista, Coach. Ex Superintendente de Políticas para Mulheres do estado de MT, Presidente do Instituto Vidas em Ação. Há 45 anos trabalha com formação de equipes e liderança.

Claudia Cristina Ferreira Carvalho: Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso /UFMT, com estágio doutoral (sanduíche) junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/CES/Portugal (2017). Mestrado em Educação Linha de Pesquisa Formação de Professores pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Especialista em Educação: A Leitura e a Escrita nas Séries Iniciais (1996) Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar (1994). Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD; Atualmente coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro/UFGD; Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso (2007-2014).

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,338FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

PRESOS POR RECEPTAÇÃO
Polícia Civil de Lucas do Rio Verde recupera equipamentos avaliados em R$ 80 mil
setembro 24, 2021
CASO CÂNDIDO FERNANDES
Principal suspeito de homicídio de pioneiro luverdense é preso em Itaituba-PA
setembro 24, 2021
VIOLÊNCIA SEXUAL
Em Lucas: delegado autua em flagrante idoso acusado de crime sexual
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde inicia aplicação de 3ª dose na vacinação contra a Covid-19
setembro 24, 2021