25.3 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 25 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOPolícia Civil participa de dois webinários para debater estratégias de prevenção às...

Polícia Civil participa de dois webinários para debater estratégias de prevenção às drogas

Por CENÁRIOMT

A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, participou de dois eventos neste mês de agosto no formato webinário, também conhecido como Webinar (videoconferência com fins educacionais e transmitida online com hora marcada, ao vivo ou gravada).

Os encontros virtuais teve como objetivo o aperfeiçoamento do público participante, sobre os assuntos direcionados à prevenção e enfrentamento as drogas. Durante o webinário, os convidados apresentaram dados e percepções bem como relataram experiências sobre a problemática abordada.

O primeiro encontro foi no dia 03 de agosto, sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Diamantino. O evento “II Webnário de Formação Continuada de Educadores de Diamantino” atendeu cerca de 150 profissionais da educação da rede municipal, entre professores e técnicos de desenvolvimentos educacional.

Conforme a secretária de Educação de Diamantino, Rosilei Carris Montini, o objetivo do encontro foi trazer discussões com profissionais mestres e doutores com vista a abordar sobre vários temas que possam auxiliar os profissionais da educação na prática pedagógica em tempos de pandemia.

“O município tem muito a agradecer a Polícia Civil por ter profissionais habilitados em oportunizar estas orientações”, destacou a secretária do Município.

Para o investigador de polícia, Ademar Torres, que realizou a discussão temática “Faça boas escolhas: é possível viver bem sem álcool e drogas”, o principal objetivo do encontro é auxiliar esses profissionais para a realização de ações preventivas na escola e abordagem adequada nas situações de uso e abuso de álcool e outras drogas, além de outros comportamentos de risco.

Já o segundo webinário aconteceu na tarde de quarta-feira (18.08), em parceira com a Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, durante a programação do “II OAB Leads” transmitido pela plataforma Zoom e canal Youtube da ESA.

O encontro foi aberto aos advogados, acadêmicos de Direito, profissionais da saúde, educadores, familiares de usuários de drogas, além da sociedade em geral.

De acordo com o presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB-MT, Nestor Fernando Fidelis, a intenção do encontro é estimular a advocacia a se envolver cada vez mais com essa questão, que seja voz transformadora na sociedade.

“O advogado faz muito mais do que advogar, principalmente no interior, tem muita influência, então, é importante despertar a percepção para esse tema. A prevenção das drogas, evita internações e também crimes, já que 90% deles são causados de forma direta ou indireta pelas drogas, além de evitar muito sofrimento no âmbito familiar e por parte da própria vítima”, pontou o presidente.

Ainda para Nestor Fernando Fidelis, as políticas públicas do país, principalmente de prevenção, ainda ficam muito aquém das necessidades. Projetos importantes são desenvolvidos pela Polícia Civil e Militar e o Alcoólicos Anônimos, que presta serviços históricos, voluntariamente.

Também fizeram parte do evento o psicólogo Edimilson Tavares, o investigador da Polícia Civil Ademar Torres de Almeida e o tenente-coronel PM Darwin Germano, além do representante do Alcoólicos Anônimos (AA) Brasil, Luiz Antonio Vieira.

 

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,339FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

PRESOS POR RECEPTAÇÃO
Polícia Civil de Lucas do Rio Verde recupera equipamentos avaliados em R$ 80 mil
setembro 24, 2021
CASO CÂNDIDO FERNANDES
Principal suspeito de homicídio de pioneiro luverdense é preso em Itaituba-PA
setembro 24, 2021
VIOLÊNCIA SEXUAL
Em Lucas: delegado autua em flagrante idoso acusado de crime sexual
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde inicia aplicação de 3ª dose na vacinação contra a Covid-19
setembro 24, 2021