Polícia Civil participa de dois webinários para debater estratégias de prevenção às drogas

Fonte: CENÁRIOMT

12 79

A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, participou de dois eventos neste mês de agosto no formato webinário, também conhecido como Webinar (videoconferência com fins educacionais e transmitida online com hora marcada, ao vivo ou gravada).

Os encontros virtuais teve como objetivo o aperfeiçoamento do público participante, sobre os assuntos direcionados à prevenção e enfrentamento as drogas. Durante o webinário, os convidados apresentaram dados e percepções bem como relataram experiências sobre a problemática abordada.

O primeiro encontro foi no dia 03 de agosto, sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Diamantino. O evento “II Webnário de Formação Continuada de Educadores de Diamantino” atendeu cerca de 150 profissionais da educação da rede municipal, entre professores e técnicos de desenvolvimentos educacional.

Conforme a secretária de Educação de Diamantino, Rosilei Carris Montini, o objetivo do encontro foi trazer discussões com profissionais mestres e doutores com vista a abordar sobre vários temas que possam auxiliar os profissionais da educação na prática pedagógica em tempos de pandemia.

[Continua depois da Publicidade]

“O município tem muito a agradecer a Polícia Civil por ter profissionais habilitados em oportunizar estas orientações”, destacou a secretária do Município.

Para o investigador de polícia, Ademar Torres, que realizou a discussão temática “Faça boas escolhas: é possível viver bem sem álcool e drogas”, o principal objetivo do encontro é auxiliar esses profissionais para a realização de ações preventivas na escola e abordagem adequada nas situações de uso e abuso de álcool e outras drogas, além de outros comportamentos de risco.

Já o segundo webinário aconteceu na tarde de quarta-feira (18.08), em parceira com a Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, durante a programação do “II OAB Leads” transmitido pela plataforma Zoom e canal Youtube da ESA.

O encontro foi aberto aos advogados, acadêmicos de Direito, profissionais da saúde, educadores, familiares de usuários de drogas, além da sociedade em geral.

De acordo com o presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB-MT, Nestor Fernando Fidelis, a intenção do encontro é estimular a advocacia a se envolver cada vez mais com essa questão, que seja voz transformadora na sociedade.

“O advogado faz muito mais do que advogar, principalmente no interior, tem muita influência, então, é importante despertar a percepção para esse tema. A prevenção das drogas, evita internações e também crimes, já que 90% deles são causados de forma direta ou indireta pelas drogas, além de evitar muito sofrimento no âmbito familiar e por parte da própria vítima”, pontou o presidente.

Ainda para Nestor Fernando Fidelis, as políticas públicas do país, principalmente de prevenção, ainda ficam muito aquém das necessidades. Projetos importantes são desenvolvidos pela Polícia Civil e Militar e o Alcoólicos Anônimos, que presta serviços históricos, voluntariamente.

Também fizeram parte do evento o psicólogo Edimilson Tavares, o investigador da Polícia Civil Ademar Torres de Almeida e o tenente-coronel PM Darwin Germano, além do representante do Alcoólicos Anônimos (AA) Brasil, Luiz Antonio Vieira.