21.4 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 11 abril, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁPolícia Civil investiga fake news relacionada ao agendamento da vacinação em Cuiabá

Polícia Civil investiga fake news relacionada ao agendamento da vacinação em Cuiabá

A falsa divulgação também provocou grande quantidade de acessos ao site da Prefeitura Municipal, no qual é realizado o agendamento da vacinação
Por CenárioMT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), recebeu na tarde da última terça-feira (25.03), o boletim de ocorrência e ofício da Prefeitura Municipal de Cuiabá relatando a possível ocorrência de crimes cibernéticos, com a  divulgação de fake news, em relação as datas e a faixa etária para agendamento de aplicação de vacina para a Covid-19.

O fato gerou aglomeração de pessoas no local de vacinação, atrapalhando a regular atividade de imunização da população cuiabana contra o vírus. A falsa divulgação também provocou grande quantidade de acessos ao site da Prefeitura Municipal, no qual é realizado o agendamento da vacinação.

O número teria ultrapassando a casa de um milhão de acessos na página da internet, fazendo com que o site foi retirado do ar e ficasse indisponível por um período.

De acordo com o delegado da DRCI, Ruy Guilherme Peral da Silva, as investigações para apurar possível prática de crime cibernético já iniciaram e as providências preliminares foram tomadas

“A Polícia Civil atuará fortemente no combate a toda e qualquer prática criminosa, ocorrida no meio virtual, seja por meio de divulgação de fake news, seja pela prática de crimes cibernéticos próprios como invasão de dispositivos informáticos entre outros”, disse o delegado.

O delegado frisou ainda que o auxílio da população através de denúncias que tragam informações acerca dos possíveis suspeitos é fundamental para esclarecimento do crime em questão e de outros que tenham conhecimento.

A população pode usar os canais de denúncia da Polícia Civil, 197 ou 181, ou também registrar o boletim de ocorrência através do site da delegacia virutal (www.delegaciavirtual.mt.gov.br). A Delegacia de Crimes Cibernéticos também possuí os canais de denúncias que podem ser realizadas através do e-mail drci@pjc.mt.gov.br, ou pelo whatsapp (65) 99973-4429.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

COVID 19
Lucas: Saúde confirma mais um óbito por Covid-19 e total de mortes chega a 109
abril 10, 2021
SOBRE UM RODA
Lucas: Praticantes cobram definição de espaço para realização de manobras em motos
abril 10, 2021