23.1 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 28 novembro, 2020
Início MATO GROSSO Polícia Civil integra painéis de debates do 3º Encontro de Justiça Criminal

Polícia Civil integra painéis de debates do 3º Encontro de Justiça Criminal

Por CENÁRIOMT

A Polícia Civil de Mato Grosso participa no final deste mês do III Encontro de Justiça Criminal de Mato Grosso, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado. O evento será nos dias 26 e 27 de novembro, no auditório do “Espaço Justiça, Cultural e Arte Desembargador Gervásio Leite, no TJ-MT, em Cuiabá. Seis delegados da Polícia Civil participarão do encontro como mediadores e palestrantes dos painéis de debates.

O evento é realizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso e pela Comissão sobre Drogas Ilícitas do Tribunal de Justiça e tem apoio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Polícia Civil, Polícia Militar e Politec.

O III Encontro de Justiça Criminal de Mato Grosso debaterá temas atuais e questões controvertidas de direito penal e processual penal voltadas para a Lei de Drogas, além de buscar o aperfeiçoamento da atividade jurisdicional e das funções essenciais à Justiça, bem como o fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas Ilícitas (Sisnad) no Estado.

Durante os dois dias de evento serão realizadas dinâmicas, exposições, debates e diálogos, entre o público participante formado por magistrados, delegados de Polícia, promotores de Justiça, advogados, defensores públicos, oficiais da Polícia Militar, peritos criminais e assessores jurídicos.

Programação

O evento terá a palestra magna de abertura com o tema “A importância da segurança jurídica para a efetividade na aplicação da lei penal”, com a desembargadora Maria Erotides Kneip, do TJ-MT e palestrantes o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Joel Paciornik e o desembargador Marcelo Buhatem, do TJ/RJ.

Abrindo os painéis na tarde de quinta-feira (26.11), o tema abordado será “Tráfico de Drogas na Fronteira – Crime Organizado e Criminalidade Difusa” tendo como presidente da mesa o diretor de Inteligência da Polícia Civil, Juliano Silva Carvalho; como expositor, o delegado da Polícia Civil de MT Carlos Augusto Bock, que está no Ministério da Justiça e debatedora a delegada Cinthia Gomes da Rocha Cupido, da Delegacia Especializada de Fronteira da Polícia Civil.

Na sequência ocorrerá o 1º Painel sobre “Cadeia de custódia da Prova”, que terá a participação como um dos debatedores o delegado  José Ricardo Garcia Bruno, da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção.

O segundo dia, sexta-feira (27), será aberto com o painel “PJE Criminal e sua integração com o Inquérito Policial Eletrônico”, coordenado pelo corregedor do TJ-MT, desembargador  Luiz Ferreira da Silva e como debatedores o juiz-auxiliar da Presidência do TJ, Otávio Affi Peixoto e o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval.

O inquérito policial eletrônico é a integração do sistema Cartorium, do conjunto de módulos do Geia da Polícia Civil, com o Processo Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça. A integração dos dois sistemas tornou o inquérito policial 100% digital e integrado, de forma que todas as peças que compõem o inquérito sejam transmitidas em tempo real, sem a necessidade de uso de papel.

“Com o lançamento do sistema digital no Poder Judiciário, a Polícia Civil precisava acompanhar os trabalhos e caminhar para a extinção do papel. Com a integração, o sistema será infinitamente mais célere, muito mais econômico e seguro, pois não haverá a interferência humana. Estamos buscando através da tecnologia, suprir carências e com isso quebrando paradigmas, buscando a solução de problemas”,explica o delegado-geral da Polícia Civil.

A programação segue pela manhã, com a mesa de diálogo sobre “A Experiência Colombiana no Enfrentamento ao Tráfico e ao Uso de Drogas”, presididida pelo desembargador Marcos Machado e como palesttrantes oficiais da Polícia Nacional colombiana e convidados o delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Vitor Hugo Bruzulato Teixeira e o delegado da Polícia Federal, Marcos Antonio Farias.

Confira todos os palestrantes e a programação completa do III Encontro de Justiça Criminal de Mato Grosso.

Inscrições

Os interessados em participar do encontro de forma on-line, na modalidade virtual, a ser realizada por meio da plataforma WEBEX, poderão fazer a inscrição preenchendo o formulário através do link: https://encontrojusticacriminalmt.tjmt.jus.br/#inscrevase 

O interessado em se inscrever no evento deverá fornecer um e-mail para o envio do link de acesso à participação on-line.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Domingo de eleições será nublado e com temperatura próxima dos 40º C em Cuiabá

Neste domingo (29) de segundo turno das eleições municipais, Cuiabá tem apenas 5% de chances de chuva, de acordo com o Centro de Previsão...

Polícia Civil de Lucas do Rio Verde recebe agradecimento de casal vítima de roubo

A equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) recebeu o carinho especial de duas vítimas de roubo...

Homem que matou mulher e estuprou a filha dela de 11 anos é preso em Mato Grosso

O homem acusado de duplo estupro seguido de morte ocorrido na madrugada de segunda-feira (23.11) em Barra do Garças (509 km a leste de...

‘Surto de covid-19’ faz federação adiar partida entre Cuiabá e Luverdense

Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) decidiu adiar a partida entre Cuiabá e Luverdense, pelas quartas de final do Campeonato Estadual, marcada para acontecer entre...
Publicidade
x