A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (6), a Operação Venalis com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por tráfico internacional de drogas e crimes financeiros conexos. A ofensiva policial ocorreu em Mato Grosso e contou com a participação de aproximadamente 70 policiais federais, além do apoio da Força Tática da Polícia Militar de Cáceres.
Durante a ação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra integrantes da organização criminosa. Também foi determinado judicialmente o bloqueio de contas bancárias dos investigados e de empresas ligadas ao grupo, além da quebra dos sigilos financeiro, bancário e fiscal.
De acordo com as investigações, o esquema criminoso era estruturado em diferentes níveis de atuação. O grupo contava com laranjas, transportadores, intermediadores e traficantes que se encarregavam da logística e da distribuição dos entorpecentes em diversas regiões do país.
A droga era trazida da Bolívia e do Peru por meio do transporte rodoviário, utilizando carros de passeio, em uma rota que partia de Mato Grosso e seguia para estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e também para o Nordeste.
A Polícia Federal destaca que a operação representa mais um passo no combate às organizações criminosas que atuam com o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, afetando diretamente suas estruturas financeiras e operacionais.
As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e aprofundar a análise sobre a atuação do grupo em território nacional.