35.2 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 14 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁPF cumpre mandados em operação contra organizações criminosas com atuação em MT...

PF cumpre mandados em operação contra organizações criminosas com atuação em MT e outros estados

Texto por G1 Sorocaba e Jundiaí

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (21) a operação “Nascostos” que cumpre mandados em três estados contra crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa com associação para o tráfico de drogas. São nove mandados de prisão temporária, 27 de busca e apreensão e oito de sequestro e bloqueio de bens.

De acordo com a Delegacia de Sorocaba (SP), além de São Paulo, há equipes em do Paraná, Rio de Janeiro, Acre e Distrito Federal. Segundo a PF, as investigações começaram em 2017 no município de Sorocaba.

Durante o trabalho, a PF descobriu que os criminosos se passavam por magistrados federais, usando documentos falsos como cartões de crédito, para comprar passagens aéreas para terceiros dizendo que iriam representar a Justiça Federal.

Ainda conforme a PF, os investigadores comprovaram a existência de uma organização criminosa com bases em São Paulo, Campo Grande e Cuiabá, mas que atuava em todo o Brasil e até em outros países.

A partir do uso de documentos falsos, além de comprar passagens aéreas, os criminosas alugavam e não devolviam veículos, faziam reserva de hotéis e financiamentos. Também há indícios de que as organizações possam ter ligação com facções criminosas.

De acordo com a PF de Sorocaba, algumas pessoas beneficiadas pelas passagens e carros alugados foram presas por tráfico de drogas. Alguns dos investigados já respondem pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas, e há indícios de transações financeiras internacionais.

Nascostos, nome dado a operação, significa “ocultos” em italiano e faz alusão ao modo de operação utilizado pela organização criminosa para a prática dos crimes.

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Condutor perde controle de direção, cai em córrego e morre em Lucas do Rio Verde
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Atleta de Lucas do Rio Verde conquista duas medalhas de ouro na Paralimpíadas Escolares
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Esporte apresenta detalhes do Futebol Amador durante congresso técnico com equipes
agosto 14, 2022