Pantanal: Projeto leva estudantes a explorar dinâmica das baías

Iniciativa promove oficinas, pesquisa de campo e estudos sobre impactos ambientais no bioma

Fonte: CenárioMT

Pantanal: Projeto leva estudantes a explorar dinâmica das baías
Pantanal: Projeto leva estudantes a explorar dinâmica das baías - Foto: Arquivo/Pesquisadora Fapemat

Alunos do ensino médio de escolas estaduais em três municípios de Mato Grosso participaram de um projeto de educação ambiental focado no estudo das baías Siá Mariana e Chacororé, no Pantanal. A ação, vinculada a uma pesquisa de doutorado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat).

Oficinas, atividades práticas e iniciação científica permitiram que os estudantes investigassem os efeitos das mudanças climáticas nas baías, principalmente as causas das secas que afetam o bioma. A pesquisa revelou que o Rio Cuiabá é essencial para a conservação da região pantaneira, funcionando como um elo vital para a conectividade hidrológica, responsável pelas cheias e secas naturais do Pantanal.

Participaram da iniciativa estudantes de cinco escolas de Barão de Melgaço, duas de Santo Antônio de Leverger e uma de Várzea Grande. O projeto foi dividido em três etapas: avaliação da percepção socioambiental sobre as dinâmicas do Pantanal, estudos interdisciplinares com palestras, rodas de conversa e excursões de campo, e, por fim, o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos entre as escolas.

Durante as atividades, os alunos analisaram a qualidade da água, utilizaram drones para registrar imagens aéreas e ouviram relatos de ribeirinhos, pescadores, donos de pousadas e turistas. Essa abordagem prática reforçou o entendimento sobre como a conectividade das águas é fundamental para o equilíbrio ambiental da região.

Os recursos do Programa Pesquisa e Inovação na Escola (PIE) possibilitaram a concessão de bolsas de estudo e a compra de equipamentos compartilhados entre as unidades escolares envolvidas. O projeto também foi premiado na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os resultados demonstraram que, além da compreensão sobre a dinâmica natural do Pantanal, os alunos puderam observar como as ações humanas e as mudanças climáticas impactam diretamente o ambiente e a vida das comunidades locais.