A tão esperada requalificação urbana da Orla da Baía de Cáceres está prestes a sair do papel. Nesta quarta-feira (25), a prefeita Eliene Liberato recebeu a engenheira civil Tatiane Alves da Silva, representante da Home Construtora, empresa vencedora da licitação para executar a obra.
O projeto, que promete impulsionar o turismo e o desenvolvimento urbano do município, tem um valor aproximado de R$ 10 milhões. A execução será responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). O processo licitatório, que buscou a proposta de menor preço, foi publicado em 1º de abril.
“É mais um compromisso assumido pelo governador Mauro Mendes que está sendo concretizado. Agradeço mais uma vez a parceria e o olhar sensível do governador para com a nossa Cáceres. A Orla será um novo cartão-postal e símbolo do nosso potencial turístico”, enfatizou a prefeita Eliene.
A engenheira Tatiane Alves da Silva também esteve na Sinfra para alinhar detalhes técnicos e o cronograma da obra. O objetivo é transformar a orla do Rio Paraguai em um espaço de convivência, lazer e contemplação, com infraestrutura moderna e acessível para todos.
A requalificação visa revitalizar a área existente, aprimorar o acesso ao rio, garantir segurança e acessibilidade, promover o lazer e valorizar o paisagismo local. A obra será dividida em seis intervenções principais, distribuídas em diferentes trechos:
- Rua Riachuelo (entrada da Sematur): Demolição e construção de calçada em concreto e muros de contenção.
- Primeira rampa de barcos: Revitalização da estrutura de concreto, implantação de calçada e contenção com colchão Reno.
- Cais do Porto Mário Correia (primeira parte): Aterramento, reflorestamento da mata ciliar, calçada de 3,5 metros e construção de duas escadas.
- Cais do Porto Mário Correia (segunda parte): Pintura dos balaústres, restauração das escadas, aterramento de canos, instalação de bancos, calçada e estacionamento.
- Rua Coronel Faria (passando pelo Sicoob): Alargamento da calçada para garantir acessibilidade.
- Fonte de água e plataforma contemplativa: Implantação de rampa acessível para Pessoas com Deficiência (PCDs), calçadas com piso tátil, reflorestamento, revitalização de mezaninos e contenção.
A prefeita destacou que a nova Orla será um espaço democrático, voltado para todos os públicos. “Com vista privilegiada para o majestoso Rio Paraguai e um dos pores do sol mais belos do Brasil, a nova Orla de Cáceres promete ser um novo ponto de encontro entre moradores e turistas, valorizando o potencial natural e cultural do município”, concluiu Eliene, ressaltando que “o nosso povo sonha com isso há décadas, e agora esse sonho está se tornando realidade.”


















