O primeiro semestre de 2025 teve 102 operações para reprimir o furto e a fraude de energia elétrica em Mato Grosso, resultando em 54 pessoas levadas para delegacias. Esses suspeitos podem perder a condição de réu primário. A baixada cuiabana concentrou 62% das inspeções, mantendo-se como a área com mais registros de ocorrências, operações e prisões.
Na região norte, foram realizadas 22 inspeções com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Politec e equipes técnicas da concessionária estadual. A primeira megaoperação do ano ocorreu no fim de junho em Cuiabá, no bairro Morada da Serra, abrangendo 300 inspeções em imóveis residenciais e comerciais. Participaram 11 peritos da Politec, 50 policiais militares e 25 equipes da concessionária.
No mesmo período de 2024, haviam sido feitas 53 operações, com 17 pessoas conduzidas, configurando crescimento de 192% em 2025. A concessionária anunciou que as fiscalizações devem se intensificar no segundo semestre, destacando que o furto de energia é crime grave, sujeito a prisão em flagrante e pena de até cinco anos.