33.1 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 24 junho, 2021
InícioMATO GROSSOOperação Lei Seca resulta em 122 autuações em Sorriso

Operação Lei Seca resulta em 122 autuações em Sorriso

Por CENÁRIOMT

A quarta edição da operação Lei Seca 2021 em Sorriso teve como cenário as ruas São Francisco de Assis e Tangará, no bairro São Domingos. A ação, assim como as anteriores, foi promovida de maneira integrada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), via Guarda Municipal de Trânsito (GM) e o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF); a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), o Corpo de Bombeiros, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e o Detran.

Das 21 horas de sexta-feira (28) até as 3h do sábado (29), 178 testes com etilômetro foram realizados em condutores que passaram pelo local. Neste universo, 25 pessoas foram conduzidas para a delegacia da PJC por apresentarem níveis de álcool superiores a 0,34 mg/L de ar, o que configura crime de trânsito. Já outras 20 pessoas foram autuadas somente por infração, já que o nível de álcool detectado foi inferior a 0,33 mg/L. Dois condutores se recusaram a passar pelo exame, mas, diante da constatação do visível estado de embriaguez, um deles foi conduzido à delegacia.

Ao todo, a operação resultou em 122 autuações. Além das 45 autuações por condutores estarem arriscando conduzir sob efeito do álcool; 26 foram motivadas por condutores estarem sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão Para Dirigir (PPD); 23 por veículos que estavam sem licenciamento, entre outras infrações.

O trabalho integrado também resultou no recolhimento de 18 CNHs e na remoção de 41 veículos, sendo 25 motocicletas e 16 automóveis.

“Estamos encerrando o mês de maio, onde reforçamos as ações alusivas ao Maio Amarelo, no entanto, o trabalho para promover um trânsito mais seguro segue todos os dias, com foco tanto na manutenção e alteração da infraestrutura urbana, como na sensibilização de condutores e pedestres para que também ajam de maneira mais segura”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura, reforçando que beber e conduzir veículo é uma das piores apostas que se pode fazer com a vida. “É arriscar a própria vida e a vida de terceiros e essa atitude pode ser totalmente evitada”, finaliza.

Maio Amarelo

Para tocar no coração e na consciência de condutores e pedestres, o teatro foi uma ferramenta utilizada para mostrar os estragos que podem ser provocados quando o trânsito se afasta da prudência e da empatia. Por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e a Semsep , e graças ao talento de artistas do Departamento de Cultura e do Grupos Thespis, foram mostradas cenas fictícias de acidentes de trânsito. Nas simulações, o drama era fake, mas, infelizmente, são tragédias que continuam sendo registradas.

Além disso, a GM também participou de uma palestra virtual promovida pelo Senac. O GM Valdir Cordeiro falou sobre os cuidados que devem ser adotados para a promoção de um trânsito mais seguro para alunos de cursos promovidos pela instituição.

Perturbação do Sossego

Neste fim de semana, das 18h de sexta (28) até as 6h desta segunda-feira (31), a GM registrou 73 ocorrências de perturbação do sossego. O “som nas alturas” tanto é configurado como contravenção penal, por perturbar o direito ao sossego de quem estiver por perto, quanto crime ambiental, por poluição sonora.

Em tempos de pandemia de Covid-19, muitas vezes o som que perturba a vizinhança também releva outra situação perigosa, as aglomerações.   No atendimento às ocorrências de perturbação do sossego, a GM também conta com apoio do NIF, da PM e da PJC.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

POLÍCIA
Casal é preso por contrabando e posse ilegal de arma de fogo em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021
LUTO!
Lucas do Rio Verde registra mais dois óbitos por Covid-19
junho 24, 2021