Operação La Catedral: mais 8 veículos de luxo apreendidos em esquema criminoso na cadeia Pública de Primavera do Leste

O esquema liderado por criminoso preso na cadeia de Primavera do Leste empregava a compra de facilidades, movimentação de dinheiro obtido ilegalmente e, ainda, oferta de vantagens ilícitas a servidores públicos

Fonte: CenarioMT

Operação La Catedral: mais 8 veículos de luxo apreendidos em esquema criminoso na cadeia Pública de Primavera do Leste

Em uma nova fase da Operação La Catedral, a Polícia Civil de Mato Grosso apreendeu mais oito veículos, a maioria de grande porte, avaliados em aproximadamente R$ 3,17 milhões. Os bens estão ligados a um esquema criminoso liderado por um preso da cadeia pública de Primavera do Leste e o diretor da unidade prisional.

Nesta segunda leva de apreensões, foram encontrados três conjuntos de semirreboques e trator, uma camionete S10, uma camionete Ranger, dois caminhões menores e um Chevrolet Ônix sedan.

Na deflagração da operação, em maio, outros 13 veículos já haviam sido apreendidos, incluindo carretas, caminhões-baú, camionetes e carros pequenos.

Esquema Criminoso e Lavagem de Dinheiro

O esquema liderado por um preso, mesmo em regime fechado, era complexo e envolvia a compra de facilidades dentro do presídio, movimentação de dinheiro ilícito e pagamento de vantagens a servidores públicos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para ocultar a origem do dinheiro, o alvo da operação utilizava “laranjas”, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, para adquirir bens como veículos, imóveis, gado e construções. As investigações revelaram que, mesmo preso, ele saía da cadeia durante o dia para administrar seus negócios ilícitos.

Histórico e Condenação

O suspeito já cumpria pena de 39 anos de reclusão por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, resultado de duas operações anteriores da Polícia Civil. As novas apreensões reforçam a magnitude do esquema criminoso e a audácia do preso, que mesmo recluso, mantinha controle sobre suas atividades ilícitas.

Ações Continuam

A Operação La Catedral segue em andamento, com o objetivo de desarticular completamente a organização criminosa e recuperar todo o patrimônio adquirido ilicitamente. A Polícia Civil ressalta a importância da colaboração da população para denunciar crimes e auxiliar na busca por justiça.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.