A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Escariotes, visando combater uma organização criminosa atuante em crimes como tráfico de drogas, homicídios, extorsões e corrupção ativa. Os mandados foram cumpridos em Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá.
A operação, que incluiu 30 mandados de prisões e buscas, foi autorizada pela 5ª Vara Criminal de Combate ao Crime Organizado. A investigação teve início após o homicídio de uma vítima identificada em Sorriso, em março de 2024. As diligências revelaram uma hierarquia bem definida entre os integrantes da facção, responsável por crimes que vão desde tráfico de drogas até a introdução de celulares em prisões.
Crimes e líderes identificados em Mato Grosso
Os líderes da facção, mesmo presos, continuavam coordenando ações criminosas. Durante as investigações, foi revelado que um servidor público facilitava o contrabando de celulares para dentro de penitenciárias, usados para ordenar homicídios e aplicar golpes. Entre os investigados, destaca-se um criminoso que organizava o tráfico local e distribuía cestas básicas como estratégia de influência social.
Além disso, o servidor público flagrado transportava celulares escondidos em uma caixa de bombons e cobrava uma taxa pelos lucros obtidos com crimes praticados através dos dispositivos.
A operação contou com apoio da GCCO, Gaeco e Delegacia de Sinop.
Fonte: Polícia Civil-MT