27.2 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 06 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOOnça-pintada ferida em incêndio no Pantanal em Mato Grosso começa tratamento com...

Onça-pintada ferida em incêndio no Pantanal em Mato Grosso começa tratamento com células-tronco nesta semana, em Corumbá de Goiás

Por Lis Lopes, G1 GO

A onça-pintada que ficou ferida em um incêndio no Pantanal começa, nesta semana, o tratamento com células-tronco em Corumbá de Goiás, na região nordeste do estado. De acordo com o veterinário Thiago Luczinski, o processo deve acelerar a cicatrização das feridas, possibilitando que ela retorne à natureza.

O animal está isolado no Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex). Segundo o veterinário, o objetivo é fazer com que a onça-pintada se recupere rapidamente para que, assim, possa ser reinserida na natureza o mais rápido possível.

“Quanto menos ela ficar sob os cuidados humanos, maior é a chance de ela voltar para a natureza”, explicou.

A onça-pintada já apresentou melhora desde sua chegada. Ela conseguiu comer por conta própria no último sábado (22), algo que não fazia desde quando foi resgatada, na segunda-feira (17).

Durante o fim de semana, o animal foi anestesiado para passar por uma nova avaliação e limpeza das patas. A onça-pintada tem sido tratada com antibióticos, analgésico e anti-inflamatório. Ela está isolada em um recinto para evitar qualquer tipo de estresse.

“Ela está isolada em um recinto sem movimentação com o objetivo de reduzir o estresse que ela passou durante a viagem. Isso já surtiu efeito”, afirmou o veterinário.

Resgate e transferência

A onça-pintada foi resgatada de um incêndio no Pantanal depois que o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso foi informado de que o felino, tentando fugir do fogo, apareceu em casas da região.

Após o resgate, a onça foi internada no Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na quinta-feira (20), foi transferida para Goiás para iniciar o tratamento com células-tronco.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,344FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,099SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

PODER LEGISLATIVO
Polêmico, projeto que reajusta salários de prefeito, vice e secretários é aprovado em Lucas do Rio Verde
dezembro 06, 2021
Lucas do Rio Verde
Praça dos Migrantes recebe público na abertura do Natal da Esperança
dezembro 06, 2021
Lucas do Rio Verde
Prova noturna marca a última etapa do Circuito 4 Estações de Corrida de Rua
dezembro 06, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
dezembro 06, 2021