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sexta-feira, 16 abril, 2021
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Número de pacientes internados com Covid em UPAs e policlínicas de Cuiabá é até 3 vezes maior que a capacidade, diz vereadora

Por CENÁRIOMT COM INF. G1 MT

O número de pacientes internados por causa da Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas de Cuiabá é até três vezes maior que a capacidade da unidade. Neste sábado (20) a UPA Pascoal Ramos e a Policlínica do Verdão suspenderam os atendimentos por falta de vagas.

A vereadora de Cuiabá, Edna Sampaio, informou que após receber denúncias, foi até a unidade do Pascoal Ramos para averiguar a situação.

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que apenas a Policlínica do Verdão está de portas fechadas, mas que todas as UPAs e policlínicas estão trabalhando com a capacidade máxima já.

De acordo com a prefeitura

Durante a visita constatou que a unidade, que tem capacidade para internar 16 pessoas, está com 50 pacientes internadas no momento.

Por causa disso, a coordenação da unidade informou que não há como atender e receber mais novos casos de Covid-19, pois não há estrutura.

“Há pessoas internadas em cadeiras, há falta de insumos, falta válvulas para saída de oxigênio dos cilindros, faltam medicamentos. Um verdadeiro colapso em toda a rede de saúde. Todas as UPAs e policlínicas estão assim”, informa a vereadora.

A parlamentar também cita a falta, na rede SUS, do medicamento para fazer intubação. Por causa disso, o protocolo do procedimento teve que ser mudado.

Segundo a vereadora, será preciso discutir novas estratégias e um fortalecimento do SUS para que o sistema consiga dar conta dessa situação.

A Policlínica do Verdão também suspendeu os atendimentos neste sábado (20). De acordo com a

Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) o atendimento a novos pacientes está temporariamente suspenso, devido à unidade ter atingido a capacidade máxima de lotação, com 40 pacientes internados.

A unidade também está enfrentando problemas com o fornecimento de oxigênio hospitalar. Na noite de sexta-feira (19), foi preciso registrar um boletim de ocorrência devido à demora no atendimento por parte da fornecedora. O coordenador fez a solicitação por volta das 18h, mas a empresa só compareceu ao local por volta de 23h30.

Neste sábado, a empresa fez o reabastecimento. Segundo a SMS, as equipe está se esforçando para oferecer o tratamento de acordo com a avaliação médica.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
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