20 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 22 junho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁNúmero de cuiabanos endividados tem leve recuo no mês de abril, diz...

Número de cuiabanos endividados tem leve recuo no mês de abril, diz Fecomércio

Por CENÁRIOMT COM INF. G1MT

O número de cuiabanos endividados teve um leve recuo no mês de abril, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) do mês de abril, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT).

De acordo com o levantamento, isso reforça a estabilidade no número de famílias cuiabanas endividadas, com uma leve tendência de queda sobre o mês anterior, chegando a 72,3%. O percentual está próximo do verificado em janeiro deste ano, que registrou 72,7%.

As famílias com renda mensal inferior a 10 salários mínimos estão mais endividadas, sendo que 17,3% delas afirmaram estar muito endividadas, contra os 6,8% das famílias com renda superior a 10 salários mensais. O principal tipo de dívida das famílias de ambas as faixas de renda corresponde ao cartão de crédito (77,1%), seguido dos carnês (35%).

De acordo com o presidete da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, os resultados mostram um bom sinal de recuperação da economia.

Com relação ao número de famílias que alegaram estar com contas em atraso, a pesquisa apresentou a quarta queda consecutiva e atinge 32,1%, contra 35,8% observado em dezembro de 2020. Já os que disseram que não terão condições de quitá-las, os consecutivos recuos se estendem até junho de 2020, saindo de 17,2% para os atuais 9,7% das famílias na capital.

Sobre o percentual da renda comprometida com dívidas, 45,1% das famílias afirmaram que têm até 10% da renda atrelada a dívidas, como cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de lojas, entre outras. No mesmo período do ano passado, este índice atingia 42,5% dos cuiabanos.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

PLANEJAMENTO
Lucas do Rio Verde inicia série de audiências públicas sobre o PPA
junho 21, 2021
PRIMEIRA HABILITAÇÃO
Lucas: Indicação sugere CNH Social para permitir melhores serviços a pais de família de baixa renda
junho 21, 2021