24.5 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 24 julho, 2021
InícioMATO GROSSONovo confronto entre Bope e ladrões de banco em MT tem dois...

Novo confronto entre Bope e ladrões de banco em MT tem dois mortos

Por G1MT

Um novo confronto entre agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Força Tática e assaltantes de banco, nesta segunda-feira (21), em Nova Bandeirantes (MT), deixou dois mortos. De acordo com o Bope, os ladrões estavam na mata e reagiram. O roubo de duas agências, com reféns, aconteceu no dia 4 deste mês.

As buscas pelos criminosos já dura mais de duas semanas. A estimativa é de que cerca de 20 pessoas participaram do assalto e fizeram mais de 30 pessoas reféns. Os criminosos estavam armados e usavam roupas camufladas.

No dia 10, houve o primeiro confronto durante as buscas e quatro suspeitos do assalto a duas agências bancárias, em Nova Bandeirantes (MT), morreram em confronto com a polícia.

A Polícia Civil informou que um dos suspeitos era de Pernambuco, mas estava morando em Sinop, no norte de Mato Grosso. Ele tinha antecedentes criminais por furto, roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. O suspeito chegou a ser preso por tráfico dias antes do assalto, mas foi solto na audiência de custódia.

Outro suspeito também tinha passagens pela polícia. Ele era do Pará, mas havia se mudado para Mato Grosso há algum tempo e estava morando em Alta Floresta. Os investigadores descobriram que ele usava identidade falsa.

Os policiais também identificaram que outro suspeito  também tinha passagens por furto e roubo no Piauí. Segundo a polícia, todos os mortos no confronto tinham uma relação de amizade.

A quadrilha se escondeu em uma região de mata de Nova Bandeirantes.

Com eles, a Polícia Militar recuperou R$ 164.731,25 do dinheiro roubado das cooperativas de crédito Sicredi e Sicoob, alvos dos ataques no dia 4 de junho, e apreendeu roupas militares e armas usadas pelos suspeitos.

De acordo com a PM, durante o assalto que ganhou repercussão nacional, mais de 30 pessoas foram feitas reféns por 10 homens armados que estavam usando roupas camufladas.

Dinheiro foi recuperado pela olícia — Foto: Assessoria

O confronto

Os policiais do Bope foram chamados pela equipe da Força Tática, depois de virem que uma caminhonete branca empreendeu fuga assim que avistou a barreira policial, retornando com o veículo pela Estrada Procomp. A equipe da barreira foi atrás dos suspeitos e avistou pessoas abandonando o carro e correndo em direção à mata.

A Força Tática retornou com a caminhonete abandonada para o ponto da barreira.

Com os suspeitos foram encontradas roupas militares, armas e parte do dinheiro do roubo. As buscas vão continuar até chegar a todos os envolvidos no crime da modalidade de Novo Cangaço.

De acordo com a PM, a equipe do Bope foi surpreendida por tiros e iniciou-se um confronto armado. Quatro suspeitos foram atingidos, foram levados ao Hospital Municipal de Nova Bandeirantes, mas não resistiram aos ferimentos.

Buscas continuam

Uma força-tarefa composta por cerca de 120 policiais foi montada para dar sequência às buscas pelos outros assaltantes que atacaram as agências bancárias.

A operação conta com policiais militares do Bope e policiais civis do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

Os policiais estão em uma região de mata e já percorreram toda a área rural do município. Em grupos separados, atravessaram locais de difícil acesso e tiveram que passar por rios e córregos.

Assaltos

No assalto, ao estilo Novo Cangaço, os criminosos renderam clientes e funcionários, utilizando-os como escudo humano em frente à duas agências de crédito. Alguns reféns foram colocados nas carrocerias das caminhonetes usadas pela quadrilha.

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: desrespeito às interdições pode comprometer qualidade de asfalto
julho 24, 2021
Mato Grosso
Construção da ferrovia que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde é destaque nacional
julho 24, 2021