Mutirão da Limpeza é retomado com aplicação de medidas de biossegurança

O programa está suspenso desde o mês de março, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

0

 

Considerado um dos principais programas da Prefeitura de Cuiabá na área de zeladoria, o Mutirão da Limpeza retomou suas atividades após um longo período de suspensão. Diante de um cenário de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o retorno acontece acompanhado de medidas de biossegurança, adotados pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

Entre as providências aplicadas está, por exemplo, a entrega de kits de proteção aos operadores de limpeza pública, composto por máscara, luvas, e álcool. Além disso, os servidores que fazem parte do grupo de risco mais suscetível ao contágio da Covid-19 foram afastados, temporariamente, de suas funções. Outro ponto continuamente observado é o distanciamento minimo durante a execução dos trabalhos.

“O programa estava suspenso desde março e precisava ser retomado. Cuiabá possui uma grande quantidade de bairros, que nem sempre é possível atender semanalmente. O Mutirão ajuda a suprir essa demanda, pois em apenas um dia realizamos diversos serviços no mesmo local. É claro que esse retorno precisava acontecer com segurança e nos preparamos para que fosse dessa forma”, explica o secretário da Limpurb, Anderson Matos.

Conforme relatório da diretoria de Limpeza Pública, desde a volta, a ação de zeladoria já atendeu bairros como Campos Elísios, Santa Amália, Praeirinho, Grande Terceiro, Primeiro de março, Residencial Ana Maria, além do Morro do Condor, no Coophamil. Segundo o diretor Rinaldo Antônio, os encarregados de cada equipe são os responsáveis por sempre enfatizar aos trabalhadores a necessidade de seguir as medidas de biossegurança.

“A questão da proteção do servidor já era algo que cobrávamos na nossa rotina. Com a chegada da pandemia, intensificamos essa exigência. Todos os trabalhadores receberam a orientação sobre a Covid-19 dos nossos técnicos de segurança do trabalho. No entanto, durante o desempenho da função, é sempre preciso ter alguém que reforce isso. Essa é outra missão que os encarregados passaram a ter”, elucida Rinaldo.

MUTIRÃO DA LIMPEZA

O Mutirão da Limpeza é um programa desenvolvido todos os sábados pela Prefeitura de Cuiabá. A cada edição, uma comunidade é beneficiada com os serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores e manutenção da iluminação pública. Igualmente, também é efetuado a retirada de todos os bolsões de lixo encontrados nos bairros atendidos.

A atividade é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e conta ainda com a participação dos caminhões do Cata-treco, pelo qual é possível o descarte de objetos sem utilidade, de maneira. A medida é fundamental para evitar que materiais como sofás, geladeiras, fogões, dentre outros, sejam jogados em locais inapropriados e formem novos bolsões de lixo.

Leia também: Previsões para o horóscopo do dia de hoje (03/08/2020)


Amazonia 03 de Junho