Município do interior de MT começa a vacinar moradores de 18 anos

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (16), jovens de 18 e 19 anos começam a receber doses de vacina contra a covid-19 no município de General Carneiro (450 km de Cuiabá). O município se torna, agora, o primeiro a fazer a vacinação de jovens seguindo a ordem do Plano Nacional de Imunização.

Na região oeste do Estado, o município conta com uma população estimada em cerca de 5,5 mil pessoas e ocupa o segundo lugar no ranking de cidades com maior cobertura vacinal em Mato Grosso. Por lá, cerca de 30% dos moradores já receberam as duas doses da vacina. O percentual de pessoas que receberam pelo menos a primeira dose, porém, é de pouco mais de 57%.

Conforme a Prefeitura, para garantir uma boa cobertura vacinal, os agentes de saúde mapeiam as regiões da cidade e vão atrás da população para fazer o agendamento para a vacinação. Dessa forma, o município acredita evitar aglomeração das unidades.

Para o prefeito do município, Marcelo Aquino (PL), o avanço na vacinação é resultado do esforço dos trabalhadores da Saúde. “Me sinto emocionado. É um trabalho árduo que estamos fazendo desde o início da pandemia. Parabenizo a todos os nossos guerreiros profissionais da saúde por toda dedicação e empenho, sem eles não teríamos como alcançar esse marco”, disse.

Desde o início da pandemia, 773 moradores foram contaminados pelo novo coronavírus e 20 óbitos foram registrados.