MT Hemocentro homenageia voluntários no Dia Mundial do Doador de Sangue

Programação contou com apresentações culturais como a da Banda da Polícia Militar, do cantor Edmilson Maciel e do grupo musical Notas de Amor

Fonte: CENÁRIOMT

MT Hemocentro homenageia voluntarios no Dia Mundial do Doador de Sangue
MT Hemocentro homenageia voluntários no Dia Mundial do Doador de Sangue

Cerca de 190 doadores compareceram ao MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, neste sábado (14.6), data em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A unidade realizou ações em alusão ao Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue.

Durante a manhã de comemorações, que contou com a presença da Banda da Polícia Militar de Mato Grosso, do cantor Edmilson Maciel e do grupo musical Gotas de Amor, o MT Hemocentro homenageou os doadores que ajudam a unidade a continuar salvando vidas e a abastecer os hospitais públicos do estado.

A escolha da data é uma homenagem ao médico imunologista Karl Landsteiner, responsável pela identificação dos grupos sanguíneos A, B, AB e O.

“Esta manhã de homenagens é uma forma de agradecer a todos os doadores que realizam o gesto de solidariedade que é doar sangue e que ajudam o MT Hemocentro a manter os estoques e os hospitais abastecidos. Essa atitude é essencial para o funcionamento da Saúde Pública de Mato Grosso” destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

“Nós do MT Hemocentro agradecemos a todos os doadores que compareceram aqui hoje, e também aqueles que realizam a doação de sangue regularmente. A unidade tem uma equipe de profissionais capacitados prontos para atendê-los e estamos sempre de portas-abertas para todos aqueles que desejam realizar esse gesto nobre que é doar sangue”, acrescentou o diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo.

Florentino Antônio, de 63 anos, doa sangue há 44 anos e disse que a ação é uma forma de ajudar o próximo.

“É uma ação boa, nós estamos doando vida. Desde o quartel em 1981, eu sou um voluntário nessas doações. Sempre me sinto bem, não sinto nada mal, sinto só mais saúde”, declarou.

Breno Eduardo, de 24 anos, disse que é a primeira que realiza a doação, mas que é uma ação muito importante de ajuda ao próximo.

“Essa é a minha primeira vez doando e eu acho que é uma campanha muito importante porque, como trabalhador da saúde, a gente vê o quanto a população precisa, o quanto tem pessoas que necessitam de ajuda, e campanhas assim são muito bonitas. Eu fico muito feliz de estar contribuindo”, completou.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Não é recomendado realizar a doação em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Sou Daya Silva, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!