Movimento Pró 3 Ferrovias se reúne em Sorriso

Fonte: CENÁRIOMT

12 114

Na tarde de sexta-feira (20) a comissão do Movimento Pró 3 Ferrovias se reuniu em Sorriso para debater os avanços em relação a implantação e integração das ferrovias em Mato Grosso.

Segundo o coordenador do Movimento, Vicente Vuolo, o objetivo é implantar em Mato Grosso, três ferrovias. “Além de possibilitar a implantação das Ferrovias Fico, Ferrogrão e Senador Vuolo, nosso objetivo também é interligar essas três ferrovias, fazendo com que elas cheguem até Sorriso e Sinop, aumentando a concorrência, barateamento no frete e, assim, possibilitando melhor qualidade de serviço para todos os produtores da região”, ressaltou Vuolo.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacou a importância das ferrovias para o crescimento da economia regional. “Estamos na expectativa de que as ferrovias saiam do projeto o quanto antes, até porque o benefício será muito positivo para nossa região, tendo em vista que a logística é necessária para o desenvolvimento não só do agronegócio, mas também para o crescimento do setor industrial”, comentou Lafin.

É muito importante que seja implantada essas ferrovias, visando baratear o transporte de mercadorias em geral para nossa região. É um sonho antigo, e agora parece que está se encaminhando para se tornar realidade”, comentou o presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Leandro Damiani.

Também participou da reunião, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, que enfatizou a necessidade da implantação das três ferrovias no estado. “Estamos reivindicando para que nossos representantes a nível federal trabalhem unidos em prol da implantação das três ferrovias, pois quanto mais melhor, e assim os custos ficam mais baratos”, destacou.

[Continua depois da Publicidade]

 

Miguel Vaz, prefeito de Lucas do Rio Verde afirmou que também está unido neste projeto em prol da região. “Lucas do Rio Verde também está somando forças na busca de colocar na prática a implantação e integração das ferrovias, pois com certeza vai beneficiar toda nossa região”, comentou.

A comissão elaborou um documento, que foi entregue ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, solicitando um estudo técnico de viabilidade para que todas as três ferrovias façam o trajeto até Sinop.

O documento foi entregue ao ministro durante evento realizado no sábado, em Sinop, oportunidade em que foi realizado o lançamento da Ferrogrão, que vai ligar Sinop até o porto de Miritituba, no Pará, e será um dos principais pontos de escoamento da produção de Mato Grosso.

O vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, esteve no evento realizado em Sinop, representando o município, juntamente com secretários e vereadores.

Mais sobre Ferrovias, clique aqui