19.9 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 15 maio, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁMoradores de Cuiabá que têm casa em Chapada dos Guimarães atualizam cartão...

Moradores de Cuiabá que têm casa em Chapada dos Guimarães atualizam cartão SUS para se vacinar na cidade vizinha

Por TV Centro América

Muitos moradores de Cuiabá que têm casa em Chapada dos Guimarães decidiram atualizar o cadastro do SUS como se fossem moradores da cidade vizinha pra conseguir antes a vacinação.

Esse aumento mais expressivo na busca pelo cadastro do SUS em Chapada foi notado mais claramente nas últimas três semanas.

As autoridades de saúde estão muito preocupadas porque na cidade turística que fica ao lado de Cuiabá, 30% das casas são de moradores de Cuiabá que vão pra Chapada nos dias de descanso.

O reflexo imediato desse comportamento pode resultar em falta de vacina para quem de fato mora em Chapada dos Guimarães.

Com o cadastro do SUS atualizado aos proprietários de imóveis que moram em Cuiabá, mas com casa em Chapada, não há como a prefeitura negar a vacina a essas pessoas que escapam do maior movimento para a vacina na capital e garantem a dose na cidade vizinha.

A secretária de saúde do município, Rosa Blanco, afirmou que o fato pode prejudicar quem realmente mora na cidade.

“Nós temos uma população x. Se agora a gente acaba tendo uma população 2x nós não teremos a vacina para fazer em todos. Vai faltar vacina. Esses dados aumentados vão impactar nos nossos indicadores, porque a gente tem que acompanhar essas famílias. Nossas equipes de saúde da família têm que acompanhar esses moradores que têm o cartão do SUS atualizado e, com isso, vai impactar também nos nossos recursos. É uma situação delicada, mas é uma questão de consciência das pessoas. A gente faz esse apelo para quem mora em outro município, que seja Cuiabá ou qualquer outro, a sua vacina está garantida nesse município”, disse ela.

Como disse a secretária de saúde, é uma questão de consciência das pessoas que não moram na cidade. E como esse comportamento traz tantos impactos e pode trazer prejuízos mesmo aos moradores do município vizinho, onde vivem aproximadamente 20 mil pessoas, a secretaria da saúde de Chapada até cogitou pedir mais remessas para o município junto ao governo do estado.

Mas quem determina essa quantidade é o Ministério da Saúde, com base nos números do SUS e, por isso, a quantidade de doses não vai mudar. Até agora quase 3 mil pessoas tomaram a vacina contra Covid em Chapada, sendo que 791 dessas pessoas já garantiram as duas doses.

Trabalhadores de saúde, idosos e quilombolas foram os grupos vacinados.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

POLÍCIA
Morador de Lucas do Rio Verde cai em golpe e tem prejuízo de mais de R$ 25 mil
maio 14, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde é 2º na classificação regional e sobe para 41º no ranking estadual em vacinação contra Covid-19
maio 14, 2021