22.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 18 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTMinistro garante a governador "segurança jurídica total" para Ferrovia Estadual

Ministro garante a governador “segurança jurídica total” para Ferrovia Estadual

Mauro Mendes conversou com ministro Ciro Nogueira sobre obras de Infraestrutura
Por CenárioMT

O governador Mauro Mendes recebeu do ministro-chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, a confirmação de “segurança jurídica total” para a implantação da Ferrovia Estadual de Mato Grosso.

Mauro Mendes se reuniu com Ciro Nogueira na manhã desta terça-feira (17.08), em Brasília, junto dos senadores Carlos Fávaro, Jayme Campos e Wellington Fagundes; e dos secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).

O chamamento público para a construção da primeira ferrovia estadual foi feito em julho. A ferrovia vai ligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Cuiabá a Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

“Nós falamos com o ministro sobre a importância da ferrovia estadual, que nós lançamos um chamamento público, e falamos também sobre uma possível medida provisória que pudesse afetar esses interesses do Estado de Mato Grosso. O ministro garantiu a mim e aos três senadores que caso venha a sair essa medida, nós não teríamos problema com aquilo que já está em curso no estado de Mato Grosso. Portanto, segurança jurídica total”, relatou o governador.

Durante a reunião, o ministro Ciro Nogueira confirmou que os trechos da redação da medida provisória que poderiam causar algum imbróglio jurídico em relação à ferrovia estadual já foram retirados.

“Conversei sobre esse caso com o ministro Tarcísio [Infraestrutura] e ele garantiu que a medida provisória não vai afetar Mato Grosso. Esse tema já está pacificado”, declarou.

O senador Jayme Campos destacou os benefícios que a chegada da ferrovia vai trazer ao Estado. “Essa ferrovia vai diminuir o custo do frete, vai facilitar o transporte da nossa produção e trazer milhares de empregos”, disse.

De acordo com o senador Wellington Fagundes, a ferrovia é um sonho da população mato-grossense que finalmente pode sair do papel.

“Eu sou da região de Rondonópolis e sei o quanto essa ferrovia é importante e apoiada pelo setor produtivo e pelo nosso povo”, afirmou.

De igual maneira, o senador Carlos Fávaro argumentou que a mesma luta pela ferrovia estadual será feita em defesa da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e da Ferrogrão.

“Acreditamos muito que o Governo Federal vai destravar esses projetos. Nós da bancada federal vamos lutar pelas outras ferrovias da mesma forma que estamos lutando pela ferrovia estadual”, pontuou.

Ainda na reunião, o governador conversou com o ministro sobre a proposta de estadualização da BR-174, pediu apoio para acelerar os processos necessários aos investimentos do Estado no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e também para a aprovação do projeto do BRT junto ao Conselho Curador do FGTS.

“Ferrogrão terá papel estruturante no escoamento de grãos de Mato Grosso”, avalia secretário de Desenvolvimento Econômico

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,314FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde publica novo decreto e atualiza medidas contra a Covid-19
setembro 17, 2021
CENSO
Prefeito diz que população de Lucas do Rio Verde é bem maior que a estimativa divulgada pelo IBGE
setembro 17, 2021
Vida Nova II
10 cadastros foram desclassificados nos últimos dias em Lucas do Rio Verde
setembro 17, 2021
Lucas do Rio Verde
Feirantes de Lucas do Rio Verde apresentam necessidades e Agricultura estuda parceria com Sebrae
setembro 17, 2021