Ministério Público de Mato Grosso inicia campanha para ampliar acesso a benefícios sociais

Fonte: CENÁRIOMT

Ministério Público de Mato Grosso inicia campanha para ampliar acesso a benefícios sociais
Ministério Público de Mato Grosso inicia campanha para ampliar acesso a benefícios sociais

Com o objetivo de garantir que mais pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso aos programas sociais do Governo Federal, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio do Centro de Apoio Operacional (CAO) Assistência Social, iniciou uma ampla campanha de divulgação.

Desde o início desta semana, 40 linhas de ônibus que circulam por Cuiabá exibem vídeos informativos sobre como acessar benefícios como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social (energia elétrica) e Auxílio-gás. A iniciativa visa orientar a população sobre a importância de realizar o cadastro no Cadastro Único para ter acesso a esses programas.

De acordo com dados do Governo Federal, cerca de 40 mil famílias mato-grossenses que se encaixam nos critérios para receber algum tipo de benefício ainda não estão cadastradas. “Muitas pessoas desconhecem os programas sociais ou não sabem como acessá-los”, explica o coordenador do CAO Assistência Social, promotor de Justiça Paulo Henrique Amaral Motta.

A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, coordenadora adjunta do CAO Assistência Social, reforça a importância da iniciativa. “É preciso levar essas informações até as pessoas, para que elas possam exercer o seu direito de cidadania e melhorar sua qualidade de vida”, afirma.

Números alarmantes em Mato Grosso

16 7

Apesar de quase 700 mil pessoas em Mato Grosso estarem cadastradas no Cadastro Único, um número significativo ainda vive abaixo da linha da pobreza. “Isso demonstra a necessidade de intensificar as ações de divulgação e facilitar o acesso ao cadastro para que mais famílias possam ser beneficiadas”, ressalta a promotora.

Como acessar os benefícios

Para ter acesso aos programas sociais, é necessário realizar o cadastro no Cadastro Único nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). O cadastro é gratuito e pode ser feito por qualquer membro da família maior de 16 anos.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).