27.9 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 15 maio, 2021
InícioMATO GROSSOMédica trabalha na vacinação contra a Covid-19 em MT após perder avô...

Médica trabalha na vacinação contra a Covid-19 em MT após perder avô e pai que era médico e atuava na linha de frente

Maria Nadaf disse que o pai, o médico Moysés Nadaf, de 65 anos, não quis deixar de atender os pacientes com Covid-19, apesar de fazer parte do grupo de risco.
Por TV Centro América

A médica Maria Nadaf está trabalhando na vacinação contra a Covid-19 na zona rural de Cuiabá, após perder o avô e o pai, que também era médico e atuava na linha de frente, para a doença, há oito meses. Os dois morreram no intervalo de menos de um mês.

O pai dela, Moysés Nadaf, de 65 anos, foi médico do Hospital Geral Universitário (HGU) por mais de 40 anos. Quando a pandemia começou, os filhos pediram que ele se afastasse do trabalho, mas ele se recusou.

“Ele tinha idade para se afastar, conforme decreto. Mas isso nunca foi uma possibilidade para ele. Ele dizia que tinha um juramento e que jamais se afastaria nesse momento”, contou a filha.

O avô de Maria, Pedro Moysés Nadaf, de 94 anos, morreu em decorrência da Covid-19, poucos dias antes do filho dele.

“No momento em que internamos o meu pai, meu avô teve uma piora e foi para a UTI. Nós vimos a história se repetir. Tentamos tudo que foi possível, mas infelizmente os dois acabaram não resistindo”, relatou.

Diante do cenário de pandemia e da perda dos familiares, Maria usou a história do pai como inspiração e se colocou à disposição para a vacinação dos idosos da zona rural.

“A trajetória do meu pai foi muito bonita. Ele foi um médico muito simples e de muita bondade. Não existia hierarquia na consulta. Ele tratava os pacientes de forma muito humana”, relembrou.

 

Maria contou que se sente realizada em poder ajudar a população rural neste momento. Segundo ela, os pacientes que atende têm dificuldade de deslocamento. Há comunidades que ficam a mais de 100 km do centro da capital.

“Quando chegamos nas casas da zona rural para vacinar os idosos, percebemos que não teve uma doença que comoveu tanto como a Covid. Muito mais do que um imunizante, a gente leva o cuidado, uma proteção para aquela pessoa. Atender na zona rural é muito gratificante pra mim”, ressaltou.

O último levantamento do Conselho Regional de Medicina (CRM) aponta que cerca de 300 médicos foram infectados por Covid-19 no estado. Só em 2020, morreram 23 médicos em Mato Grosso com a doença.

Vacinação em MT

 

Até agora foram vacinadas em Mato Grosso 267.289 pessoas em Mato Grosso. Destas, 86.481 já receberam a segunda dose da vacina. O número total de vacinados no estado representa cerca de 7,5% da população mato-grossense, que é de 3,5 milhões de pessoas.

Na capital, foram vacinados profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), enfermarias e pronto atendimento de unidades públicas e privadas de saúde, demais profissionais de saúde e idosos acima de 65 anos.

Casos de Covid-19

 

O estado já registrou desde o início da pandemia 331.548 casos de Covid-19 e 8.679 mortes em decorrência da doença.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 517 internações em UTIs públicas e 487 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 97,73% para UTIs adulto e em 61% para enfermarias adulto.

 


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

POLÍCIA
Morador de Lucas do Rio Verde cai em golpe e tem prejuízo de mais de R$ 25 mil
maio 14, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde é 2º na classificação regional e sobe para 41º no ranking estadual em vacinação contra Covid-19
maio 14, 2021