21.4 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 08 março, 2021
Início MATO GROSSO Mato Grosso se prepara para receber e distribuir as vacinas contra a...

Mato Grosso se prepara para receber e distribuir as vacinas contra a Covid-19

Por REDAÇÃO CENÁRIOMT

Após a Anvisa autorizar na tarde deste domingo (17/1), a aplicação de duas vacinas emergencial no Brasil: a CoronaVac, da Sinovac e do Instituto Butantan, e a da Oxford-AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, Mato Grosso está se preparando para receber, armazenar e distribuir com segurança as vacinas para os municípios do estado.

As vacinas podem, em teoria, começar a ser aplicadas no Brasil assim que a decisão for informada oficialmente aos laboratórios. Sendo assim, está programado para a próxima quarta-feira, dia 20.

De acordo com o plano, assim que a vacina chegar em território matogrossense, será distribuída para as regiões. A previsão é que o produto chegue ao destino final em, no máximo oito dias. O transporte será feito via terrestre e aérea para locais mais distantes e de difícil acesso no Estado. Mas, o Plano Nacional prevê que as vacinas sejam a ser aplicadas já no dia 20 de janeiro.

Seguindo o cronograma de Mato Grosso, assim que vacina chegar no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, será encaminhada para o setor de conferência, armazenamento e preparação das remessas na Central Estadual da Rede de Frio. Esse processo deve levar de um a dois dias.

Depois de conferidas e preparadas, os lotes são levados para as centrais regionais. O transporte poderá ser feito de avião ou via terrestre dependendo da localização da região. Esse encaminhamento pode levar até 3 dias para atingir todas as centrais. Por fim, cada município irá providenciar transporte para buscar as vacinas nas centrais regionais.

Vale ressaltar que a distribuição ocorrerá conforme a chegada das remessas ao estado. O transporte terrestre será feito com escolta da Polícia Militar. Escolta armada nas centrais regionais já foram providenciadas.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

FALTA DE ENERGIA
Fios caídos: moradores de bairro de Lucas do Rio Verde acusam Energisa de descaso após horas sem energia
março 07, 2021
Saúde
Deputado Silvio Fávero é entubado em UTI de hospital em Cuiabá neste domingo
março 07, 2021