Mato Grosso registra saldo positivo de empregos em 2024, mas com desaceleração no fim do ano

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso registra saldo positivo de empregos em 2024, mas com desaceleração no fim do ano
Mato Grosso registra saldo positivo de empregos em 2024, mas com desaceleração no fim do ano Fotos por Canva

O mercado de trabalho em Mato Grosso apresentou um desempenho positivo em 2024, com a criação de 25.758 novas vagas formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No entanto, o ritmo de contratações desacelerou nos últimos meses do ano, com dezembro registrando um saldo negativo.

O setor de serviços foi o grande destaque, responsável pela criação de mais de 10 mil novas vagas. A indústria, o comércio e a construção civil também contribuíram para o saldo positivo. Por outro lado, a agropecuária registrou um desempenho negativo.

A alta taxa de juros foi apontada como um dos principais fatores que impactaram o mercado de trabalho no final do ano. A expectativa é que, com a redução da taxa Selic, o ritmo de contratações volte a acelerar em 2025.

O perfil dos novos trabalhadores contratados em Mato Grosso mostra que a maioria possui ensino médio completo e está na faixa etária entre 18 e 24 anos. Mulheres e estrangeiros também foram destaque no mercado de trabalho em 2024. Os estrangeiros foram absorvidos principalmente pela indústria.

O salário médio dos trabalhadores contratados em Mato Grosso é de R$ 2.096,91, o sexto maior do país. Esse dado demonstra a competitividade do mercado de trabalho mato-grossense e a valorização da mão de obra local.

Apesar do saldo positivo, o mês de dezembro apresentou um resultado negativo, com mais demissões do que contratações. Essa sazonalidade, comum no final do ano, foi intensificada pela alta taxa de juros.

Para o coordenador do Data Hub da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Vinicius Hideki, a desaceleração no ritmo de contratações no final do ano é reflexo da política monetária mais restritiva adotada pelo Banco Central. “A taxa de juros, que agora está em 13,25%, está tendo impacto negativo nas contratações. Se as coisas continuarem nesse rumo, deve afetar a economia de Mato Grosso e o ritmo de contratações”,  avaliou.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!