O Mato Grosso Previdência (MTPrev) foi classificado, nesta semana, com nota A pelo Índice de Situação Previdenciária (ISP) do Ministério da Previdência Social. Com a conquista, Mato Grosso se consagra como o único estado do Brasil com as duas maiores certificações em previdência pública: nível máximo no Pró-Gestão e no ISP.
Para o diretor-presidente do MTPrev, Elliton Souza, a nota, que subiu gradativamente da mínima para a máxima nos últimos cinco anos, demonstra a evolução da gestão.
“No início do nosso trabalho em 2019, éramos letra D, então evoluímos para ‘C’ em 2021. Já em 2023, conquistamos a ‘B’ e agora alcançamos o nível ‘A’. Isso junto ao Pró-Gestão Nível IV, que também é nível máximo, torna Mato Grosso o único estado da federação com ISP ‘A’ e nível IV no Pró-Gestão simultaneamente. Isso é para coroar o fechamento do ano. Agora o desafio é realizar a manutenção e a preservação desses títulos”, declarou o gestor.
Critérios para alcançar a nota máxima
Os critérios para obter a nota ‘A’ estão relacionados ao índice de regularidade, envio das informações, gestão, classificação em gestão e transparência, suficiência financeira, acumulação de recursos, finanças e liquidez, cobertura previdenciária, atuária e outros parâmetros comparados a regimes próprios de previdência social do mesmo porte e maturidade.
O indicador também abrange dados que refletem a melhoria da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) do país, incluindo a certificação no Pró-Gestão, programa no qual o MTPrev recentemente alcançou o nível máximo.
Fonte: Secom Mato Grosso