22.1 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 27 fevereiro, 2021
Início MATO GROSSO Mato Grosso pode receber cerca de 3,8 milhões de doses até julho

Mato Grosso pode receber cerca de 3,8 milhões de doses até julho

Por CENÁRIOMT COM INF. MIDIA NEWS

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que o Ministério da Saúde prometeu disponibilizar até julho 230,7 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 para todos os estados.

 

O anúncio foi feito após uma reunião virtual de governadores com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello na tarde desta quarta-feira (17).

 

Caso a divisão dos imunizantes seja feita conforme critérios populacionais, Mato Grosso deve receber 3,8 milhões doses. A quantidade seria suficiente para imunizar 1,9 milhão de pessoas, mais da metade da população mato-grossense.

 

“Estou muito satisfeito e saio da reunião muito confiante de que com o que foi apresentado, podemos chegar até a metade do ano com 50% da população vacinada. As duas instituições, Butantan e Fiocruz, são muito sérias e esses contratos celebrados pelo Ministério da Saúde, acredito que serão cumpridos”, destacou Mauro Mendes.

 

Conforme o planejamento do Ministério da Saúde apresentado aos governadores, em fevereiro serão distribuídas 2 milhões de doses do imunizante produzido pela Fiocruz, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, importadas da Índia.

 

Em março, serão mais 18 milhões de doses do Instituto Butantan e outras 16,9 milhões de vacinas da AstraZeneca.

 

O restante das doses está sendo negociado também com laboratórios russos e indianos.

 

Proposta de doações

 

Durante a reunião, o governador ainda endossou  a proposta do governador da Bahia Rui Costa (PT). Ele defende que os estados com taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) até 85%, destinem 5% das doses para os estados com taxa maior.

 

“Já os Estados com taxa de ocupação acima de 85% param de contribuir. E aqueles que estão com mais de 95% dos leitos de UTI ocupados passam a receber mais doses”, pontuou Mauro Mendes.

 

Na reunião, os governadores também pediram auxílio da União para a compra de medicamentos e equipamentos de UTI, assim como a ampliação do número de leitos de terapia intensiva.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

DOIS DETIDOS
Ação policial detém 2 suspeitos por roubo a residência em Lucas do Rio Verde
fevereiro 26, 2021
CORONAVÍRUS
Em Lucas: registrado óbito de paciente de 48 anos com Covid-19; 87 óbitos desde o início da pandemia
fevereiro 26, 2021