Mato Grosso moderniza transporte intermunicipal com novas concessões

Estado leiloa mais quatro lotes de transporte intermunicipal, garantindo mais qualidade e economia para os usuários

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso moderniza transporte intermunicipal com novas concessões
Mato Grosso moderniza transporte intermunicipal com novas concessões

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) deu um importante passo para modernizar o transporte intermunicipal em Mato Grosso. Na última sexta-feira (23.08), foi aberta a concorrência pública para a concessão de mais quatro regiões do estado, abrangendo as cidades de Barra do Garças, São Félix do Araguaia, Cáceres e Tangará da Serra.

Com a concessão, os usuários das linhas intermunicipais poderão contar com serviços de maior qualidade, como ônibus mais modernos e confortáveis, além de horários mais regulares e preços mais competitivos.

A escolha das empresas vencedoras será feita por meio de leilão, considerando o critério de menor tarifa, o que garantirá economia para os cofres públicos e para os passageiros.

Mato Grosso se destaca ao adotar um modelo de concessão inovador para o transporte intermunicipal. Ao dividir o estado em oito regiões e realizar licitações para cada uma delas, o governo garante mais transparência e eficiência no processo. Além disso, a oferta de opções de serviços, como a categoria diferenciada em Tangará da Serra, permite atender às diferentes demandas da população.

O processo de concessão do transporte intermunicipal em Mato Grosso teve início em 2007, com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). No entanto, foi somente a partir da atual gestão que a maior parte dos contratos foi assinada, garantindo mais segurança jurídica e transparência para o setor.

Com a conclusão das licitações em andamento, todo o Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros (STCRIP-MT) será operado por empresas vencedoras de processos licitatórios, garantindo um serviço de qualidade e mais eficiente para os mato-grossenses.

Detalhes da licitação em Mato Grosso

  • Modalidades: As linhas das regiões de Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Cáceres serão licitadas na modalidade básica, enquanto Tangará da Serra contará com a categoria diferenciada, que oferece viagens mais rápidas e confortáveis.
  • Prazo dos contratos: Os contratos de concessão terão duração de 20 anos.
  • Critério de escolha: A escolha das empresas vencedoras será baseada no critério de menor tarifa.
  • Abertura das propostas: A sessão de recebimento de propostas será realizada no dia 30 de setembro de 2024, às 9h, no Auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE).
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).