A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) intensificou o combate à criminalidade em Mato Grosso em 2024. De acordo com dados divulgados pela pasta, foram realizadas 218 operações integradas entre as forças de segurança, representando um aumento de 67% em relação ao ano anterior.
As ações, que contaram com um investimento de R$ 14,2 milhões, foram direcionadas principalmente para o combate a facções criminosas, tráfico de drogas e redução de crimes como roubos, furtos e homicídios.
A intensificação das operações integradas tem gerado resultados positivos para a segurança pública em Mato Grosso. Entre as ações de destaque estão a “Mancha Criminal”, em Alto Araguaia, voltada ao combate aos homicídios e ao tráfico de drogas, e a “Voluntas Legis”, em Barra do Bugres, que visa reprimir crimes violentos e fortalecer a sensação de segurança na região.
Em Cuiabá e Várzea Grande, a operação “Metrópole Segura” é realizada de forma contínua e estratégica em áreas que apresentam maior demanda por segurança. Já em Sorriso, a operação “Vitae” segue em andamento desde janeiro de 2023.
Parceria e investimento
O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel Fernando Augustinho de Oliveira, destacou a importância da integração entre as forças policiais e o investimento do governo estadual para o sucesso das operações. “Essa integração, aliada aos investimentos promovidos pelo Governo do Estado, são fundamentais para proporcionar esse trabalho integrado, e consequentemente, trazendo mais sensação de segurança para a população”, afirmou.
Números expressivos
O aumento significativo no número de operações integradas em Mato Grosso demonstra o compromisso do governo estadual em garantir a segurança da população. Desde 2019, houve um crescimento de 124% no número de operações, passando de 97 para 218 em 2024.