Mato Grosso figura entre os líderes em apreensões de cocaína no Brasil segundo Atlas

Estado ficou entre os três com maior volume de cocaína interceptada por forças estaduais, segundo o Atlas da Violência 2025

Fonte: CenárioMT

Mato Grosso figura entre os líderes em apreensões de cocaína no Brasil segundo Atlas
Mato Grosso figura entre os líderes em apreensões de cocaína no Brasil segundo Atlas - Foto: Gefron

Mato Grosso ocupou a terceira posição nacional em apreensões de cocaína e pasta base pelas forças de segurança estaduais em 2023. Segundo dados do Atlas da Violência 2025, elaborado por entidades especializadas em segurança pública, o estado retirou de circulação 19,8 toneladas dessas substâncias, ficando atrás apenas de outras duas unidades da federação.

Ao considerar também a maconha apreendida, o total de drogas interceptadas chegou a 26,2 toneladas no ano, causando um impacto estimado de R$ 467 milhões às finanças do crime organizado. Os números reforçam a posição estratégica do estado na rota do tráfico e evidenciam o volume de atuação das forças de segurança no combate à criminalidade.

Recorde de apreensões em 2024 em Mato Grosso

Dados mais recentes do Observatório de Segurança Pública estadual mostram que, até 2024, o estado alcançou um novo recorde: 41,2 toneladas de drogas apreendidas, resultando em um prejuízo estimado de R$ 554 milhões às facções criminosas que operam na região.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o aumento expressivo nas apreensões é resultado direto de ações integradas de inteligência, investigação e policiamento ostensivo. O foco é atacar financeiramente as organizações criminosas, retirando das ruas sua principal fonte de renda: o tráfico de entorpecentes.

Com o fortalecimento das operações e programas voltados ao enfrentamento do crime organizado, Mato Grosso consolida-se como um dos estados mais atuantes no combate ao tráfico de drogas no país.