Mato Grosso está à beira de colapso e já transfere pacientes para outros Estados

Fonte: CenárioMT com inf. Olhar Direto

Governador entrega 10 novos leitos de UTI e 20 de enfermaria em Cáceres 2020 08 26 15:19:36
Foto por: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, concordou com a decisão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de suspender o Carnaval em Cuiabá. Segundo ele, a situação em Mato Grosso está à beira do colapso e algumas cidades já estão transferindo pacientes com Covid-19 para outros Estados.

O prefeito Emanuel Pinheiro, transformou as datas 15, 16 e 17 (feriado de Carnaval) em dias úteis. Além disto, proibiu a realização de eventos carnavalescos na Capital em 15 e 16 do próximo mês. O decreto foi assinado na sexta-feira (22), visando o nfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Ótima decisão [de Emanuel Pinheiro], correta. Temos que evitar aglomerações, estamos à beira de um colapso na assistência hospitalar no Estado de Mato Grosso”, disse o secretário ao site da capital Olhar Direto.

Segundo Gilberto, em algumas regiões do Estado, a situação está caótica. “Está sendo demandado inclusive para outros Estados a auxiliar com pacientes onde já colapsou o sistema de saúde. Toda decisão que seja para diminuir a contaminação é digna de aplausos e aprovamos a medida”.

[Continua depois da Publicidade]

Covid-19 no estado

Mato Grosso registrou em seu último boletim divulgado no final da tarde de ontem, domingo, 24 que há 283 internações em UTIs públicas e 319 em enfermarias públicas, e que a taxa de ocupação está em 70% para UTIs adulto e em 37% para enfermarias. 

Foi notificado 208.088 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.968 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. 14 mortes foram registradas nas últimas 24 horas.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.