37.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 16 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOMato Grosso deve ter chuva durante a semana: veja alerta para temporais

Mato Grosso deve ter chuva durante a semana: veja alerta para temporais

Por CenárioMT

A previsão do tempo para o início desta semana indica possibilidade de chuva em boa parte de Mato Grosso.

Com o avanço de uma frente fria ao longo desta semana, as condições de chuva aumentam em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país e, em Mato Grosso, o tempo fica instável e chove até com forte intensidade em áreas do noroeste.

Confira, abaixo, como será a previsão do tempo para a semana. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Inmet aposta para temperaturas entre 29°C e 41°C nesta segunda-feira (13). Na terça a mínima fica em 26°C e máxima chega aos 40°C. Quarta e quinta-feiras (14 e 15) a previsão é a mesma, entre 26°C e 41°C.

Sexta-feira (16) deve ser o dia mais quente. A máxima chega a 44°C e mínima não baixa de 26°C. O céu fica encoberto em alguns dias, mas não deve chover.

A previsão para Lucas do Rio Verde é de pancadas de chuva nesta segunda-feira. Os termômetros marcam mínimas de 23°C e máxima de 38°C.

A previsão para Sinop (500 km ao Norte) é de pancadas de chuva nesta segunda-feira. Os termômetros marcam mínimas de 23°C a 28°C. As máximas vão de 38°C a 42°C.

O Inmet tem alerta amarelo de temporais para 24 cidades. Confira relação:

Alto Boa Vista
Bom Jesus do Araguaia
Canabrava do Norte
Cocalinho
Confresa
Feliz Natal
Guarantã do Norte
Luciara
Marcelândia
Matupá
Nova Santa Helena
Novo Santo Antônio
Peixoto de Azevedo
Porto Alegre do Norte
Querência
Ribeirão Cascalheira
Santa Cruz do Xingu
Santa Terezinha
São Félix do Araguaia
São José do Xingu
Serra Nova Dourada
Terra Nova do Norte
União do Sul
Vila Rica

Como é feita a previsão do tempo?

Tudo começa com uma imensa base de dados, que alimenta diversos programas com fórmulas matemáticas complexas, que simulam o comportamento da atmosfera.

A previsão do tempo é feita diante da análise de muitos dados ao mesmo tempo. É preciso analisar a atmosfera e o mar, de diferentes formas. Esses dados são observados através das estações meteorológicas(terrestres e marítimas), imagens de satélite, radares meteorológicos e diversos mapas e gráficos gerados pelos supercomputadores.

Como se mede a chuva?

Você sabe como é medida a chuva? Muitos estão acostumados a ouvir quanto choveu em uma determinada região por milímetros. Mas, você sabe o que significa? Chover 50 milímetros é pouca ou muita chuva?

A medida usada para medir a chuva é milímetros por metro quadrado. Um milímetro de chuva representa 1 litro de água por metro quadrado. Quem auxilia na medição da quantidade de chuva são os pluviômetros.

Por exemplo, 50 litros acumulados aos poucos, durante o dia, pode ter um impacto pequeno, mas 50mm em um curto período de tempo, por exemplo, em 1 hora, já é considerado uma grande quantidade de chuva.

Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,324FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Espaço para atendimento à mulher, criança, adolescente e idoso é inaugurado na Delegacia de Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Esporte inicia recuperação de gramado no campo do Jaime Seiti Fujii
setembro 16, 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Executivo consegue apoio para ampliar estrutura da Polícia Civil em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
SE DEU MAL
Em ação rápida, Guarda Municipal frustra roubo a residência de Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021