Mato Grosso recebeu um impulso significativo na infraestrutura escolar nos últimos anos. De acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o estado finalizou 39 obras em escolas, beneficiando mais de 11 mil estudantes. As ações, que incluem reformas, construção de quadras esportivas e ampliações, foram realizadas em 26 municípios mato-grossenses entre 2023 e 2024.
As obras, que contaram com investimentos de mais de R$ 48 milhões, foram realizadas em escolas de ensino fundamental, profissionalizante e educação infantil, tanto em áreas urbanas quanto rurais e indígenas. A maior parte das obras (36) foi realizada em âmbito municipal, com o apoio do governo federal.
“Esses números demonstram o nosso compromisso em garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, em um ambiente escolar adequado”, afirmou Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE. “As obras entregues em Mato Grosso são um exemplo do que podemos alcançar quando trabalhamos em conjunto para melhorar a educação no país.”
Investimentos que transformam Mato Grosso
Com recursos superiores a R$ 48 milhões, as obras englobaram:
- Reformas em escolas de ensino fundamental e educação infantil;
- Construção de quadras esportivas;
- Ampliações em unidades de áreas urbanas, rurais e indígenas.
A maior parte das intervenções (36) ocorreu em âmbito municipal, destacando a parceria entre os governos federal, estadual e municipal.
Entre os municípios beneficiados estão algumas das principais cidades de Mato Grosso, além de regiões mais remotas, promovendo acesso à educação de qualidade e estrutura adequada para todos os alunos, independentemente de sua localidade.