Mais de 38 mil pessoas são cadastradas no programa Tarifa Social da Energisa, em Mato Grosso

No entanto, mais 180 mil ainda podem ter o benefício no estado. Empresa esclarece dúvidas de secretários de assistência e coordenadores do CRAS

Fonte: CenarioMT

WhatsApp Image 2022 05 24 at 11.48.08

A Energisa cadastrou, desde setembro do ano passado, mais de 38 mil pessoas na Tarifa Social de Energia Elétrica em Mato Grosso. O benefício é subsidiado pelo Governo Federal e dá desconto de até 65% na conta, dependendo do consumo.

Os dados estão sendo apresentados nesta semana, a centenas de coordenadores dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e secretários municipais da pasta durante A Jornada Auxílio Brasil e Apoio Técnico do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil.

O congresso será realizado em Cuiabá nesta terça-feira (24/05) pelo Ministério da Cidadania em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso.

A jornada tem o objetivo de divulgar o Programa Auxílio Brasil permitindo o diálogo entre os técnicos do ministério e gestores locais para o aprimoramento das políticas de assistência social.

[Continua depois da Publicidade]

180 mil famílias ainda podem ter o desconto.

De acordo com a Lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pela presidência da República, o Poder Executivo e concessionárias de energia devem compatibilizar e atualizar a relação de cadastrados que atendam aos critérios do programa e inscrevê-los automaticamente. A medida já era feita pela Energisa. No entanto, os beneficiados precisam estar com a conta de luz da casa no nome deles. Segundo o gerente de Serviços Comerciais das Energisa, Murilo Marigo, pelo menos 180 mil pessoas se enquadram nessa situação.

WhatsApp Image 2022 05 24 at 11.48.08

“Nós temos feito esse levantamento de forma constante junto as prefeituras e a ideia da Energisa é encontrar todas as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e podem contar com um reforço importante no orçamento. O subsídio oferece descontos progressivos, mas o beneficiado precisa ter a conta no nome dele. Para isso, basta pedir essa transferência por um dos nossos canais,” destacou Murilo Marigo. Veja quem são os beneficiados:

– Famílias indígenas ou quilombolas;

– Inscritos no Cadastro Único (cadÚnico) para programas sociais do governo federal com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa;

– Inscritos no cadÚnico com renda de até três salários-mínimos e que sejam portadores de doenças ou deficiência que necessite de tratamento continuado usando aparelhos que demandem do uso de energia elétrica;

– Famílias inscritas no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou seja, idosos com idade de 65 anos ou mais e deficientes, cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário-mínimo.

A parcela de desconto varia de 10% a 65%, dependendo da faixa de consumo. Veja na tabela:

Menor ou igual a 30 kwh – 65%

[Continua depois da Publicidade]

Maior que 30 kwh e menor ou igual a 100 kwh – 40%

Maior que 100 kwh e menor ou igual a 220 kwh – 10%

(Com informações da assessoria da Energisa)

A troca de titularidade da conta pode ser feita sem sair de casa. Os canais da Energia para são:

  • Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
  • www.energisa.com.br
  • Call center – 0800 6464 196
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.