11.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioMATO GROSSOMais de 1,5 mil profissionais da educação procuraram ajuda psicossocial este ano...

Mais de 1,5 mil profissionais da educação procuraram ajuda psicossocial este ano em Cuiabá

Por G1 MT

Em Cuiabá, 1.542 profissionais da educação buscaram ajuda da Coordenadoria de Promoção de Pessoas, que conta com três assistentes sociais, seis psicólogas, uma fisioterapeuta, duas nutricionistas, um massoterapeuta, um educador físico e uma enfermeira entre janeiro e junho deste ano.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, o setor psicossocial/saúde do trabalhador registrou um aumento na procura por parte dos profissionais da Educação desde o começo da pandemia causada pela Covid-19 em março de 2020.

Para a coordenadora do setor, a psicóloga Gabriela Ticianel Schrader, a maior procura tem sido justamente na sua área.

“Houve um aumento significativo nos atendimentos desde o início da pandemia até hoje devido as perdas e angústia que afetam o coletivo. As pessoas estão com medo e apresentam sintomas de ansiedade e depressão pela perda de um familiar, amigos, colegas de trabalho, pessoas próximas ou pela necessidade de manter o distanciamento social ou mesmo servidores que estão realizando trabalho remoto”, relata a profissional.

Nesta pandemia, o setor disponibilizou desde o ano passado, uma profissional de enfermagem, e a equipe multiprofissional, a partir deste ano, para acompanhar remotamente os servidores, que testaram positivo, e também os casos suspeitos de Covid-19.

A Coordenadoria Técnica de Ensino foi um dos setores que buscou ajuda na Saúde do Trabalhador. Cerca de 60 profissionais deste setor foram acompanhados durante o tratamento da Covid-19.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, destacou que existe uma preocupação por parte da Prefeitura de Cuiabá com o bem-estar dos servidores.

Saúde do Trabalhador

 

O Programa Saúde do Trabalhador foi implementado em 2007 pela então Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), hoje Coordenadoria Técnica de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação, após um levantamento que identificou um alto número de servidores em licenças médicas.

A equipe desenvolve várias atividades coletivas e individuais e mesmo neste período de pandemia, continua realizando seus atendimentos em forma de videoconferência, como as Rodas de Conversa sempre com dois ou mais profissionais prestando orientações.

Em relação a Covid-19 foi editada uma cartilha com informações e orientações práticas, orientações sobre exercícios respiratórios para prevenir sequelas e manter a capacidade pulmonar com a participação de fisioterapeuta, alimentação saudável pelos nutricionistas, orientações socioemocionais com as psicólogas e assistente social, orientação de saúde e biossegurança com a enfermeira.

Além disso, o setor continua desenvolvendo as atividades referentes ao agendamento e acompanhamento das perícias médicas dos servidores por meio do atendimento remoto, plantão psicológico e atendimentos com os demais profissionais da equipe, orientações sobre questões profissionais e previdenciárias entre outros temas.

Os profissionais da rede que queiram solicitar agendamento para atendimento da equipe multiprofissional ou perícias podem ligar nos telefones 3645 6555 e 3645 6545 ou pelo e-mail [email protected]

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
“Vão ter que esclarecer no MP”, diz secretária sobre pessoas que tomaram dose extra de vacina em Lucas
julho 29, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde volta registrar óbito em decorrência da Covid-19
julho 29, 2021