16.6 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 23 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOMais de 100 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito neste...

Mais de 100 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito neste ano em Mato Grosso

CenárioMT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT) divulgou nesta terça-feira (10) que 112 pessoas morreram em decorrência de acidente de trânsito, somente no primeiro trimestres de 2022.

No mesmo período do ano passado (2021) 124 pessoas perderam a vida em acidentes.

Em relação aos índices de lesões corporais, as estatísticas registram 2.326 e 1.646, no primeiro trimestre de 2021 e 2022, respectivamente. Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes de pessoas entre 15 a 29 anos em todo mundo.

Com objetivo de alertar os motoristas sobre os perigos no trânsito, as forças de segurança do Estado estão realizando neste mês diversas ações em alusão ao “Movimento Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas”.

“Essa é uma ação que consiste em abordar e orientar os condutores de veículos e população em geral que circulam pelas vias sobre os perigos no trânsito, desde excesso de velocidade, não respeitar a sinalização e até os riscos de embriaguez ao volante”, explica a coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), major PM Monalisa Toledo.

Durante as ações estão sendo entregues brindes como o ‘lixocar’, que é uma sacola com identificação da Operação Lei Seca, panfletos e adesivos de atenção no trânsito.

As atividades educativas do Movimento Maio Amarelo estão sendo desenvolvidas em parceria com órgãos como Detran, Polícia Judiciária Civil (Delegacia de Trânsito), Polícia Militar (Batalhão de Trânsito) e instituições municipais de fiscalização de trânsito.

De acordo com a gerente de Ações Educativas do Detran, Gresiella Almeida, durante todo o mês de maio serão realizadas blitz de orientação, ciclo de palestras, passeios ciclísticos, motorista da rodada e diversas reuniões com representantes das Segurança Pública e Poder Público com objetivo de trazer estratégias para redução de ocorrências no trânsito.

“Vamos realizar diversas ações de forma integrada com demais instituições de Segurança Pública e parceiros, buscando essa reflexão sobre as atitudes mais seguras no trânsito. A adesão das cidades do interior é de grande importância, pois vamos conseguir somar mais forças em prol da vida”, apontou.

João Ricardohttps://www.cenariomt.com.br
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura avança na revitalização e abertura de ciclovias em Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
Mato Grosso
Polícia prende homem por agredir esposa gestante e enteada menor de idade em Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
Mato Grosso
Polícia realiza palestras para professores e comunidade escolar de Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
TRÂNSITO
Motorista perde controle de veículo e bate em carreta parada em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022