Vacinação de profissionais da educação contra covid-19 é pauta de indicação em Lucas do Rio Verde

Matéria foi debatida e aprovada na Câmara de Vereadores esta semana

Fonte: Da Redação

COVID-19 EM LUCAS DO RIO VERDE

Uma eventual retomada das aulas presenciais na rede pública em Mato Grosso levou a Câmara de Vereadores a debater a vacinação dos profissionais de educação contra a covid-19 em Lucas do Rio Verde. Uma indicação foi apresentada e debatida durante a sessão ordinária nesta segunda-feira (12). A proposta é que os professores sejam incluídos como prioritários durante a vacinação que vem sendo realizada.

Semana passada, a Assembleia Legislativa iniciou debates para incluir a educação como serviço essencial durante a pandemia do coronavírus. A matéria, de autoria do Governo Estadual, chegou a ser votada em primeiro turno, mas o projeto retirado de pauta, após pedido de vista de um dos parlamentares. Se aprovada, a proposta permitirá aos municípios retomarem as aulas presenciais na rede pública. Na grande maioria das cidades, suspensas desde março do ano passado.

Ao falar sobre a necessidade de vacinar os profissionais da educação, o vereador Márcio Albieri, educador por formação, lembrou que a covid-19 tem levado à morte mais professores que enfermeiros, por exemplo. Os profissionais de saúde, que integram a linha de frente de combate a pandemia, foram imunizados contra a doença.

“Se eles forem voltar em sala de aula vão ter contato com muitas crianças, podendo colocar em risco estas crianças, que podem levar para os pais, ou caminho inverso: os pais passam (covid-19) para as crianças e vem para o professor”, assinalou.

[Continua depois da Publicidade]

Na mesma sessão foi apresentado Substitutivo ao Projeto de Lei N. 07/2021, o projeto que estabelece serviços tidos como essenciais em Lucas do Rio Verde durante a pandemia. A proposta, feita pelos vereadores Márcio Albieri, Ademilson Pereira e Marcos Paulista, acrescenta escolas regulares, brinquedotecas, escolas técnicas profissionalizantes e de idiomas, e escolas de nível superior como atividades essenciais durante o período de pandemia.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.