Semana de Conscientização Sobre Drogas mobiliza comunidade em Lucas do Rio Verde

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2024 06 24 at 09.36.34 1
Foto: João Ricardo / CenárioMT

A Semana de Políticas Sobre Drogas em Lucas do Rio Verde iniciou com grande mobilização de diversas autoridades e entidades locais. Organizada pelo Conselho Municipal Antidrogas, em parceria com Secretaria de Assistência Social e Habitação, a programação busca conscientizar a sociedade sobre os malefícios das drogas e promover ações preventivas em toda a comunidade.

O presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Marco Antônio Mendes, destacou a importância do evento, que representa a culminação de um planejamento anual voltado para a conscientização dos perigos do consumo de drogas. “Esse encontro é essencial para mobilizar a sociedade e integrar a comunidade nessa luta. Queremos que todos reflitam sobre o impacto negativo das drogas e a importância de políticas preventivas,” afirmou Mendes.

Várias instituições estão envolvidas na mobilização para discutir o assunto. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) é uma delas. A presidente, Geicieli Oliveira, ressaltou a importância de envolver as crianças nas discussões sobre drogas. “Quando oferecemos tempo de qualidade às crianças, seja no esporte, na família ou com apoio psicológico, estamos prevenindo seu envolvimento com atividades ilícitas. A parceria entre os conselhos tem sido fundamental para alcançar nossos objetivos,” disse Oliveira.

Participação de entidades jurídicas

Na abertura da Semana de Políticas Sobre Drogas no município contou com representantes de entidades jurídicas. O juiz Conrado Machado de Simão, da Primeira Vara Criminal de Lucas do Rio Verde, enfatizou a necessidade de um trabalho preventivo. “Embora o Judiciário lide com as consequências do tráfico de drogas, é crucial que haja ações preventivas para evitar que as pessoas entrem no mundo das drogas,” afirmou o juiz.

Da mesma forma, o delegado Dr. Alan destacou a importância da participação da Polícia Civil em eventos de conscientização. “Não só reprimimos o uso e a comercialização de drogas, mas também participamos de eventos para educar a população sobre a ilegalidade e os perigos dessas substâncias,” comentou o delegado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O vice-presidente da OAB em Lucas do Rio Verde, Evandro Ferreira, destacou a relevância da semana para o debate e a prevenção às drogas. “A OAB está comprometida em apoiar essas iniciativas, especialmente através de projetos como o ‘OAB Vai à Escola’, que busca educar e conscientizar as crianças sobre os problemas das drogas,” explicou Ferreira.

Projetos educativos

Alguns projetos estão sendo realizados no município procurando prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes. Um deles é o Construtores do Futuro, que atende cerca de 100 crianças de 10 a 16 anos. A supervisora do projeto, Primeiro Tenente Nascimento, destacou o impacto positivo de iniciativas voltadas para crianças em situação de vulnerabilidade. “Nosso objetivo é prevenir que as crianças entrem no mundo das drogas, oferecendo atividades educativas e de lazer no contraturno escolar,” explicou Nascimento.

A Polícia Militar também mantém um projeto que atende crianças e adolescentes. O Proerd atende crianças matriculadas na rede municipal de Lucas do Rio Verde. Comandante da Polícia Militar, Tenente Coronel Secchi, reforçou a importância de envolver a sociedade na luta contra as drogas. “A Polícia Militar está na linha de frente e vê de perto os efeitos devastadores das drogas nas famílias. Programas como o PROERD são fundamentais para prevenir que crianças e jovens entrem nesse caminho,” afirmou o comandante.

Ações da assistência social

Janice Ribeiro, secretária de Assistência Social e Habitação, falou sobre a dificuldade de discutir o tema das drogas, mas ressaltou a necessidade de enfrentá-lo. “Precisamos mostrar a verdadeira realidade para nossos jovens e investir em prevenção através de projetos culturais e esportivos,” declarou Ribeiro.

A Semana de Políticas Sobre Drogas continua com uma série de atividades e debates, envolvendo todas as secretarias parceiras e buscando mobilizar a comunidade de Lucas do Rio Verde na construção de um futuro mais consciente e seguro.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.